Justiça para a famílias Sem Terra do Acampamento Bondade em Amaraji!

Idioma Portugués
País Brasil

Na manhã desta terça-feira (25), 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra foram brutalmente removidas do Acampamento Bondade, em Amaraji/PE, pela ação irresponsável e violenta do Estado de Pernambuco. 

A mando do Governador Paulo Câmara, dezenas de policiais militares invadiram o acampamento para expulsar as famílias sem qualquer espaço para negociação. 

As famílias foram obrigadas a deixar seus pertences e perderam tudo. A PM dispersou as pessoas com gás lacrimogêneo, balas de borracha e atearam fogo nos barracos. Sete pessoas foram presas, incluindo uma criança de 12 anos de idade, que sofreu coerção por policiais durante interrogatório enquanto aguardavam a chegada do delegado.

A ação de despejo contraria a notificação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que alerta sobre o aumento da vulnerabilidade das famílias desalojadas durante a pandemia, com relação à exposição ao novo coronavírus - que já deixou mais de 450 mil mortos no país.

Descumpre também a recomendação nº90 do Conselho Nacional de Justiça. Exigimos a imediata responsabilização por parte do Governo de Pernambuco pela violência praticada contra as famílias sem-terra de Amaraji e que sejam tomadas providências para garantir o direito à moradia, à saúde e à vida da população.

DESPEJO NA PANDEMIA É CRIME CONTRA A VIDA!

Adicione a sua assinatura!

Ao preencher este formulário, você concorda com o envio desta Manifestação de Solidariedade ao MST (Campanha DespejoZero) aos e-mails de: 

Paulo Henrique Saraiva Câmara - rb.vog.ep.airodanrevog@onrevog / moc.liamg@aramacshp
Henrique José Queiroz Costa. Diretor – Presidente rb.vog.ep.epreti@aicnediserp

Fonte: Campanha Despejo Zero

Temas: Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Notas relacionadas:

Nuevo Observatorio de Derechos Campesinos y políticas agroalimentarias lanzado por la CLOC LVC y Alianza Biodiversidad

Nuevo Observatorio de Derechos Campesinos y políticas agroalimentarias lanzado por la CLOC LVC y Alianza Biodiversidad

Ato político demarca o enfrentamento a mineração predatória em Minas Gerais

Ato político demarca o enfrentamento a mineração predatória em Minas Gerais

El Convenio 169 de la OIT: Consentimiento libre, previo e informado y las leyes energéticas

El Convenio 169 de la OIT: Consentimiento libre, previo e informado y las leyes energéticas

Miembros de la alianza indígena Ceibo siguen de forma virtual la audiencia en la que se decidió el descongelamiento de los fondos de su organización. El gobierno de Ecuador ha congelado cuentas bancarias de entidades y personas que hacen activismo indígena y ambientalista, pero los tribunales han ordenado revertir varias de esas medidas. Imagen: Michelle GAchet / Amazon Frontlines

El gobierno congela cuentas bancarias de indígenas y ambientalistas

Comentarios