A dissoaciação do ser humano com a natureza e o advento da pandemia da Covid-19

A crise ambiental, produto do modelo de desenvolvimento mecanicista e economicista, engendrou as condições ideais para o advento da pandemia de COVID-19 que agora assola a sociedade humana. Apreendendo a necessária mudança de modelo de desenvolvimento e, consequentemente, de desenvolvimento rural, buscou-se na Agricultura Biodinâmica sua contribuição para a construção de um projeto de desenvolvimento rural sustentável, guiado pelos princípios da Agroecologia, de forma a reaproximar harmoniosamente os seres humanos à natureza. Assim, foi realizada revisão bibliográfica referente a temas como zoonoses, COVID-19, desenvolvimento rural sustentável, Agroecologia e Agricultura Biodinâmica, entre outros. Evidenciou-se a importância da relação harmoniosa com a natureza para a prevenção de zoonoses, assim como a face ambiental do advento da pandemia de COVID-19, demonstrando, através da Agricultura Biodinâmica, a possibilidade da reconstrução holística e sistêmica de um mundo pós-pandêmico.

Introdução

No presente ano de 2020, a sociedade dos humanos foi assolada pelo advento da pandemia de Coronavírus, o vírus transmissor foi denominado SARS-CoV-2. Dados da UNEP (2020) demonstram que o alarmante aumento na ocorrência de zoonoses tem sua origem intimamente vinculada ao acentuado processo de degradação ambiental que é fruto do processo de desenvolvimento hegemônico que se baseou em longas cadeias de exploração indevida da terra. Esse modelo, além de causar a perda da biodiversidade do planeta, também mecaniza as relações dos seres humanos com a natureza, conformando que a história da modernidade é a história da dissociação do ser humano com a natureza, a qual culmina, agora, em uma situação de calamidade ambiental. Assim, entendemos que a crise do COVID-19 não é, se não, a continuação da própria crise que a gerou, ou seja, uma crise decorrente do modelo de desenvolvimento mecanicista e economicista.

Nesse sentido, refletindo sobre o necessário processo de desconstrução das relações dos seres humanos com a natureza, estruturadas segundo as diretrizes desse projeto de desenvolvimento mecanicista e economicista, e pensando, também, no necessário processo de reconstrução de novos significados e estruturas de pensamento, mais precisamente, na reconstrução de um novo projeto de desenvolvimento que tenha por base uma relação de coevolução dos seres humanos com a natureza, buscou-se na Agricultura Biodinâmica a apreensão de contribuições para a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável pleno, que tenha a Agroecologia como paradigma, forjando assim, um caminho sustentável para que humanidade reconstrua sua realidade pós-pandemia do COVID-19, em harmonia com a natureza.

Partindo-se da apreensão da necessidade em se reformular o projeto de desenvolvimento, voltando-se à disputa por um projeto de desenvolvimento rural que seja realmente sustentável, buscouse responder a seguinte pergunta: Considerando a atual Pandemia de COVID-19, como a Agricultura Biodinâmica pode contribuir na construção de um projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, que atue de forma a reaproximar o ser humano da natureza e, consequentemente, previna o desenvolvimento de novas zoonoses?

Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa explicativa, com vistas à abordagem das seguintes temáticas: Zoonoses, meio ambiente e a lógica predatória do modelo de produção; A COVID-19 como crise sanitária de origem socioambiental; e a Agricultura Biodinâmica e suas paisagens para o Desenvolvimento Rural Sustentável pleno em coevolução com a natureza. Concomitantemente, foi realizada rigorosa análise e cruzamento dos dados levantados de forma a atender ao objetivo de, frente à atual pandemia de COVID-19 e através da Agricultura Biodinâmica, apontar contribuições para a construção de um projeto de Desenvolvimento Rural que seja, de fato, sustentável, demonstrando sua importância na prevenção de zoonoses.

Os objetivos específicos do presente trabalho são:

- Demonstrar o importante papel das áreas naturais e equilíbrio ecológico para a prevenção de zoonoses.
- Demonstrar como o modelo de desenvolvimento e de desenvolvimento rural atual é causador da pandemia de COVID-19.
- Apontar as contribuições da Agricultura Biodinâmica para a construção de um projeto de Desenvolvimento Rural que seja de fato Sustentável.

Dessa forma, entendemos que, no dinamismo da produção de conhecimentos fortalecidos ou engendrados em função da pandemia do COVID-19, o presente artigo traz tanto uma reflexão necessária sobre a lógica de reprodução e mercantilização da vida, como traz, também, apontamentos de possíveis caminhos a serem traçados para o exercício de um projeto de desenvolvimento sustentável que considere os múltiplos fatores que constituem a realidade da vida cotidiana, demonstrando a importância da percepção da face ambiental da crise hoje vivenciada pela humanidade e apontando a importância da reaproximação do ser humano à natureza, tendo a coevolução à natureza como princípio básico para a prevenção de futuras zoonoses e pandemias.

- Para fazer o download do artigo completo (PDF) clique no seguinte link:

Fonte:  Revista Brasileira de Agroecologia (ABA)

Temas: Extractivismo, Salud

Comentarios