Benefícios climáticos das florestas vão muito além do sequestro de carbono

Idioma Portugués

As florestas influenciam o clima e promovem a estabilidade, reduzindo temperaturas extremas e inundações em todas as estações e em todas as latitudes.

A política e as negociações climáticas historicamente se concentraram no  papel das florestas no sequestro de dióxido de carbono e na mitigação do aquecimento global. Um novo estudo expandiu esse foco para revisar três mecanismos biofísicos pelos quais as florestas influenciam o clima em diferentes latitudes. Através da evapotranspiração, rugosidade do dossel e albedo, as florestas influenciam o clima e promovem a estabilidade, reduzindo temperaturas extremas e inundações em todas as estações e em todas as latitudes, descobriram os pesquisadores.

Para Emilia Pramova, pesquisadora da empresa de manejo florestal OpenForests, estudos como este podem ajudar os formuladores de políticas a abandonar a “visão do túnel de carbono” e reconhecer o papel das florestas na promoção da biodiversidade, resiliência e bem-estar social, além de outras adaptações à das Alterações Climáticas.

Resfriando Florestas Tropicais

Embora todas as latitudes se beneficiem da cobertura florestal, “a mensagem é muito clara: os maiores benefícios estão nos trópicos”, disse Louis Verchot , um dos autores do artigo e principal cientista do Centro Internacional de Agricultura Tropical da Colômbia.

As  florestas tropicais têm uma enorme quantidade de biomassa e “estão fotossintetizando todos os dias do ano…

Esse mecanismo, explicou ele, “é essencialmente um sistema de ar condicionado”. Por exemplo, onde Coe trabalha no Brasil, as áreas desmatadas são “5°C mais quentes em média durante o ano” do que as  áreas florestadas.

Além da fotossíntese, a equipe descobriu que a  evapotranspiração nas florestas tropicais aumenta a cobertura de nuvens e promove a precipitação ao liberar compostos orgânicos voláteis biogênicos , que são “extremamente reativos na atmosfera. Eles criam núcleos de condensação de nuvens [e] alteram a distribuição de gotículas dentro das nuvens, o que as torna mais brilhantes e mantêm o ciclo hidrológico”, disse Verchot.

A maior parte das massas de ar que passam pela floresta amazônica, por exemplo, vem do Oceano Atlântico. Quando chegam ao oeste da Amazônia e aos Andes, “60% a 70% [de sua massa] caiu em algum lugar [como chuva], foi bombeada de volta para a atmosfera por árvores e caiu novamente”, explicou Verchot. .

A superfície irregular de um dossel florestal (2- rugosidade do dossel) também atenua os efeitos de  temperaturas mais quentes. A rugosidade do dossel leva ao aumento da turbulência do ar, que redistribui o calor do solo da floresta para a atmosfera. Segundo Coe, quando as áreas perdem a rugosidade da copa (como ocorre quando são desmatadas), o resultado tem “um efeito de frigideira. Coloca uma tampa na atmosfera que mantém o  aquecimento local.”

As florestas normalmente têm albedo baixo e temperaturas mais altas, pois a vegetação densa absorve mais energia do que as pastagens ou o solo nu. O efeito de aquecimento do baixo albedo é superado nas florestas tropicais, no entanto, pela evapotranspiração e rugosidade do dossel, resultando em resfriamento durante todo o ano.

Resiliência Econômica e Social

Os efeitos combinados do sequestro de carbono e controles biofísicos são “necessários para orientar as decisões políticas que apoiam a mitigação do clima global, a adaptação local e a conservação da biodiversidade”, escrevem os autores. Verchot disse que os formuladores de políticas em países tropicais em particular “precisam olhar para essas oportunidades [para a conservação florestal] e incorporá-las em seu modelo de desenvolvimento”.

Para Mateo Estrada , líder indígena Siriano e coordenador ambiental da Organização dos Povos Indígenas da Amazônia Colombiana, a nova pesquisa ajuda a criar “espaços de diálogo onde empresas, governos e moradores urbanos possam reconhecer a importância das florestas para seu sucesso econômico e sobrevivência”. Por exemplo, Bogotá, uma cidade com mais de 7 milhões de habitantes, pode perder cerca de 60% de suas chuvas anuais se o desmatamento continuar na Amazônia.

As  comunidades indígenas “estão protegendo grandes porções de florestas e têm um papel climático muito importante”, disse Coe. Estrada acredita que a melhor maneira de proteger as florestas tropicais é “resolver as necessidades das pessoas que vivem lá… precisamos de novas economias baseadas em nosso  Conhecimento Tradicional”, citando a necessidade de proteger as tradições indígenas, proteger a biodiversidade genética da região por meio de patentes , e proteger o apoio ao turismo local e esforços de conservação.

Em todo o mundo, as florestas fornecem estabilização climática local, ao mesmo tempo que sequestram dióxido de carbono. Proteger, expandir e melhorar a gestão desses ecossistemas – especialmente as florestas tropicais – é uma das melhores estratégias para mitigar e adaptar-se ao aquecimento global. “Essas florestas são um dos nossos maiores ativos; [eles são] uma das melhores maneiras de estabilizar o clima e ajudar a salvar vidas simplesmente não fazendo nada. Basta mantê-los no lugar”, concluiu Coe.

Referências

Flórez, S. (2022), Climate benefits of forests go far beyond carbon sequestration, Eos, 103.  Disponível aqui.

Lawrence Deborah, Coe Michael, Walker Wayne, Verchot Louis, Vandecar Karen The Unseen Effects of Deforestation: Biophysical Effects on Climate Frontiers in Forests and Global Change.  Disponível aqui

Monica Herrero-Huerta, Alexander Bucksch, Eetu Puttonen, Katy M. Rainey, “Canopy Roughness: A New Phenotypic Trait to Estimate Aboveground Biomass from Unmanned Aerial System”, Plant Phenomics, vol. 2020, Article ID 6735967, 10 pages, 2020.  Disponível aqui.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

Temas: Biodiversidad, Crisis climática

Comentarios