Brasil: Impactos da soja sobre Terras Indígenas no estado do Mato Grosso

Idioma Portugués
País Brasil

Estudo da ONG Repórter Brasil sobre impactos da soja, focando a relação da sojicultura com as terras indígenas no Mato Grosso.

Caracterização do estado de Mato Grosso

O Mato Grosso, terceiro maior estado do Brasil com 906.807 km2 (10,59% do território nacional), situa-se na região Centro-oeste do país, fazendo fronteira a oeste com a Bolívia. Um dos estados brasileiros onde a agropecuária e a agroindústria expandem-se com mais intensidade, o Mato Grosso também abriga o maior número de etnias indígenas do país.

O Mato Grosso possui um conjunto de três ecossistemas principais, que o diferenciam de todos os demais estados do país: o Pantanal (10% da área), a maior planície inundável do mundo, a sul; o Cerrado (40% da área), a chamada savana brasileira; e as florestas (50% da área, que inclui a floresta amazônica e a vegetação de transição entre Cerrado e Amazônia), no centro-norte. E é no Cerrado e na zona de transição com a Amazônia que se expandiu, vertiginosamente e de forma desordenada, o grosso da atividade agropecuária do estado.

Majoritariamente constituído por bosques abertos, com árvores contorcidas de pouca estatura (entre 8 e 12 metros), extensões de grama natural e nascentes d'águas circundadas por campos ralos e palmeiras (as chamadas veredas), o Cerrado1 detém uma biodiversidade extremamente rica, estimada em cerca de 12 mil espécies vegetais, 70 espécies de mamíferos, 840 tipos de aves, 120 de répteis e 150 de anfíbios2. Apesar de considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo, o Cerrado é o bioma com menor proteção legal do país e, de acordo com o Ibama, já perdeu mais de 80% de sua cobertura original.

Para acceder al documento completo (formato PDF) haga clic en el enlace a continuación y descargue el archivo:

Temas: Agronegocio

Comentarios