Emergência climática: Temperaturas extremas no oceano são o novo normal

Idioma Portugués
Doze mapas globais, cada um representando uma década desde 1980, mostram como a frequência de calor extremo cresceu nos últimos anos, entre janeiro e março e entre julho e setembro (Crédito: Tanaka et al., 2022, disponível aqui. Foto: Reprodução | EcoDebate)

Nova análise descobre que os eventos extremos de aquecimento no oceano aumentaram em relação ao passado distante, com quase 60% do oceano experimentando calor extremo em 2019.

Traduzida e publicada em português por EcoDebate

Temperaturas marinhas extremas que antes eram consideradas raras se tornaram oficialmente a norma para a maioria dos oceanos do mundo. De acordo com um  novo estudo, mais da metade da superfície marinha está agora regularmente sujeita a calor extremo. Essas temperaturas anormalmente altas podem ter efeitos negativos de longo alcance nos animais marinhos, bem como nas  economias locais que dependem deles.

“Precisamos perceber que a mudança climática está acontecendo enquanto falamos… Isso também vem acontecendo há algum tempo”, disse o coautor do estudo Kisei Tanaka, ecologista marinho da NOAA.

Antes de seu cargo na NOAA, Tanaka foi cientista de dados de pesquisa no Monterey Bay Aquarium, na Califórnia. Enquanto ele estava lá, ele e Kyle Van Houtan, cientista-chefe do aquário na época, notaram algumas mudanças incomuns acontecendo na baía. As florestas de algas estavam desaparecendo e espécies marinhas cujo habitat normal eram as águas mais quentes do sul da Califórnia estavam começando a  aparecer mais ao norte.

Para entender melhor o que estava impulsionando essas mudanças, “queríamos ter um índice de calor marinho extremo”, disse Van Houtan, agora presidente e CEO do Loggerhead Marinelife Center, na Flórida. Mas, surpreendentemente, não existia um, pelo menos não um que preenchia os critérios de que precisavam. Estudos históricos anteriores raramente se estendem além da década de 1950, o que “é tarde demais em um sistema já muito alterado”, explicou Van Houtan.

Para mapear como esses eventos de calor extremo no oceano evoluíram ao longo da história recente, Tanaka e Van Houtan analisaram extensos registros de temperatura da superfície do mar que datam do final do século XIX. Eles descobriram que entre 1870 e 1919 – um período correspondente à segunda Revolução Industrial – eventos de calor extremo eram relativamente raros, afetando apenas 2% da superfície do oceano a qualquer momento. Mas no século seguinte, esse número passou de 50% “e nunca voltou a cair”, explicou Tanaka. Na verdade, aumentou ainda mais; em 2019, quase 60% do oceano havia sido atormentado por calor extremo.

O que antes era um “tipo de evento de temperatura de 50 anos tornou-se um evento de todos os anos”, disse Tanaka, que observou que algumas partes do oceano começaram a experimentar esses eventos de temperatura extrema “todos os meses do calendário”.

O trabalho de Tanaka e Van Houtan “apoia todos os estudos que mostram aumento de eventos de aquecimento no oceano à medida que avançamos para o século 21”, disse Sofia Darmaraki, oceanógrafa física da Universidade Dalhousie em Nova Escócia, Canadá, que não foi envolvidos com este trabalho. “Isso mostra que os humanos estão, de fato, tendo um impacto no oceano”.

Cruzando o Limiar 

Para que as temperaturas marinhas sejam consideradas “normais”, elas precisam ocorrer regularmente na maior parte da superfície do oceano. Este limite é definido como “o ponto sem retorno”. Embora o oceano global tenha atingido oficialmente esse ponto em 2014, Tanaka e Van Houtan descobriram que algumas bacias oceânicas haviam realmente cruzado esse limite mais de uma década antes. O Atlântico Sul, por exemplo, chegou a esse ponto já em 1998.

“Esta é uma indicação de que talvez o aquecimento do oceano esteja acontecendo mais rápido do que pensamos”, acrescentou Darmaraki.

O estudo também deixa claro que a mudança climática “não é apenas um cenário futuro acontecendo 20 anos, 50 anos depois”, disse Tanaka.

Mesmo assim, ainda há esperança. Como Van Houtan explicou, “o ‘ponto sem retorno’ era mais uma descrição estatística da série temporal”. Não é um estado permanente que não pode ser revertido. Além disso, embora 50% das bacias do Oceano Pacífico Sul tenham experimentado eventos de calor no passado recente, eles ainda não se tornaram um fenômeno regular. “Ainda há lugares no planeta que são relativamente frios”, disse Darmaraki, e é crucial que protejamos esses importantes refúgios climáticos. Mas para fazer isso, Tanaka argumenta que precisamos trabalhar juntos para cumprir as metas do Acordo de Paris. Cientistas, partes interessadas e gerentes de pesca também precisarão colaborar “para melhorar as estratégias de adaptação e planejamento”, acrescentou Darmaraki.

Existem “muitas boas maneiras de reduzir nosso impacto das mudanças climáticas e, esperançosamente, revertê-lo”, disse Van Houtan.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

Temas: Agua, Crisis climática

Comentarios