A culpa é da buva

O jornal Folha do Estado, do Mato Grosso, publicou no dia 10 de setembro uma matéria sobre os prejuízos que a buva ( Conyza canadensis), uma espécie de planta invasora (mato), vem trazendo aos sojicultores.

A buva é uma das oito espécies de mato que comprovadamente já desenvolveram resistência ao herbicida glifosato, usado nas lavouras de soja transgênica.

No sistema soja transgênica + glifosato, este fenômeno sempre foi previsível, certo como o dia depois da noite. Afinal, os coquetéis de herbicidas usados nas lavouras convencionais são todos substituídos pelo glifosato, com o sistema sendo repetido ciclo após ciclo.

Bom, até aí nenhuma novidade.

O curioso na abordagem dada pela Folha do Estado ao problema é a responsabilização do mato pelo problema que já começa a trazer prejuízo aos sojicultores.

Diz a matéria: “O problema se encontra em ervas daninhas que por culpa de um manejo inadequado se tornaram resistentes a este insumo, causando prejuízos aos produtores. A principal culpada é a buva, espécie de planta daninha que interfere na produção da soja e traz preocupações principalmente porque seu controle passou a ser muito difícil especialmente nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, com prejuízos de até 40% da lavoura de soja transgênica.” (grifo nosso).

Mais adiante, aparecem os especialistas explicando o problema: “De acordo com os pesquisadores da Embrapa Soja, atualmente existe na população desta planta daninha biótipos considerados resistentes ao glifosato. ‘ Vale lembrar que herbicidas não provocam a resistência, mas sim o uso continuado de um mesmo produto ou de produtos com o mesmo mecanismo de ação ou ainda doses abaixo da indicada’, explica.” (novamente, grifo nosso).

Em sua conclusão, a matéria adverte que “A buva é encontrada tanto em lavouras da soja convencional como transgênicas, e agora também passou a atingir o Brasil Central. ‘Mato Grosso pode ter muita buva em suas lavouras, se começarem a selecionar essa praga terão muitos problemas’, adverte. Para o pesquisador [da Embrapa Soja], esses problemas são causados pelo desequilíbrio que o homem causa no meio ambiente.”

De fato, é bom mesmo que os produtores do Mato do Grosso acordem para o problema e se previnam: fugindo das sementes transgênicas. Caso contrário, terão mais tarde que reclamar com a buva.

Boletim por um Brasil Livre de Transgênicos

Temas: Agrotóxicos

Comentarios