Adiamento da votação do Projeto de Lei sobre Alimentos Geneticamente Modificados


Noticias

Adiamento da votação do Projeto de Lei sobre Alimentos Geneticamente Modificados
Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos, Boletim Nº 94, 14-12-01


 Car@s amig@s

Vocês devem ter lido nos principais jornais brasileiros sobre o adiamento da votação do Projeto de Lei do Dep. Confúcio Moura (PMDB/RO), na Comissão Especial da Câmara sobre Alimentos Geneticamente Modificados, para a próxima terça-feira (18/12).

A sessão de votação estava marcada para a última terça-feira (11/12) e foi, na última hora, transferida para quarta-feira (12/12) por falta de salas disponíveis no corredor das comissões da Câmara. Esta mudança não foi suficiente para desanimar o público contrário à aprovação do PL, que compareceu em massa ao plenário da votação.

Diga-se de passagem, o "público" foi excelente em mostrar a posição da população brasileira sobre o assunto. Além dos deputados membros da Comissão terem recebido uma média de 800 mensagens diárias nas vésperas da sessão pedindo pela não aprovação do PL, foi entregue na Comissão um abaixo-assinado de cerca de 1.500 entidades com o mesmo apelo.

Os deputados contrários ao PL também compareceram em peso à reunião. Infelizmente, eles são minoria na composição da Comissão, contra uma maioria de ruralistas da pior espécie, como Moacir Micheleto (PMDB/PR), Xico Graziano (PSDB/SP) e Silas Brasileiro (PMDB/MG).

O Dep. João Grandão (PT/MS) propôs um Voto Separado -- um substitutivo ao PL do Dep. Confúcio -- que foi assinado também pelos deputados Fernando Ferro (PT/PE), Nilson Mourão (PT/AC), Iara Bernardi (PT/SP) e Marcos Afonso (PT/AC). Este PL proíbe, pelo prazo mínimo de cinco anos, a produção, a importação, a comercialização e a liberação no meio ambiente de transgênicos, salvo para pesquisa científica. Ele estabelece que durante este prazo os órgãos competentes do governo devem elaborar mecanismos para a avaliação de riscos (este Voto Separado só vai a votação se o PL do Dep. Confúcio for rejeitado pela Comissão).

Além disto, muitos dos deputados, inclusive da base governista, propuseram alterações ao PL do Dep. Confúcio Moura.

No entanto, todas as considerações e propostas levantadas foram ignoradas e a bancada ruralista conseguiu votar pelo fim da discussão e pela instalação da votação do PL do Dep. Confúcio, que somente não ocorreu devido à chegada da Ordem do Dia, momento em que o Plenário da Câmara exige a presença de todos os deputados e os trabalhos das Comissões são obrigatoriamente encerrados.

Isto significa que a próxima sessão da Comissão começará com a votação, ou seja, não haverá mais nenhum espaço para discussão.

Para complicar um pouco mais este cenário, o Congresso Nacional se auto-convocou para mais uma semana de atividades antes de entrar em recesso -- a semana de 17 a 21 de dezembro. Normalmente, as atividades se encerrariam no dia 15/12.

Ainda não está definido se as Comissões poderão funcionar nesta semana. Se de fato funcionarem, a votação do PL acontecerá na próxima terça (18/12).

Esta é, portanto, a reta final este ano. Precisamos continuar pressionando os deputados por mais alguns dias para que não permitam que um PL que simplesmente atende a todas as exigências do governo e das multinacionais de biotecnologia, deixando de lado a segurança da população, do meio ambiente e da economia brasileira seja aprovado.
Neste sentido novamente pedimos a todos que continuem mandando mensagens para os deputados, exigindo a não aprovação deste PL vergonhoso.
Se conseguirmos ao menos que o PL novamente não seja votado na próxima semana, a votação se adia para o próximo ano. Neste caso, teremos mais tempo para articular a sua oposição.
Portanto, mais uma vez pedimos: mandem mensagens para todos os deputados da Comissão Especial de Alimentos Geneticamente Modificados da Câmara dos Deputados, clicando nos dois

abaixo:
rb.vog.aramac@sottamedoepmop.ped,rb.vog.aramac@zapaknosreme.ped,rb.vog.aramac@setnaraodla.ped,rb.vog.aramac@zurcoamolas.ped,rb.vog.aramac@lheiboguh.ped,rb.vog.aramac@roinujrettef.ped,rb.vog.aramac@3131osnofasocram.ped,rb.vog.aramac@hglahneergodraudeziul.ped,rb.vog.aramac@oadnargoaoj.ped,rb.vog.aramac@idranrebarai.ped,rb.vog.aramac@orielisarbsalis.ped,rb.vog.aramac@ottelehcimricaom.ped,rb.vog.aramac@onilevarogi.ped,rb.vog.aramac@idnorepoisicrad.ped,rb.vog.aramac@aruomoicufnoc.ped,rb.vog.aramac@agarfotrebla.ped,rb.vog.aramac@roinujdassaoiram.ped,rb.vog.aramac@ottazziponaicul.ped,rb.vog.aramac@ahcoresoj.ped,rb.vog.aramac@sednanrefemiaj.ped,rb.vog.aramac@ohleococsicnarf.ped,rb.vog.aramac@oriehnipaticlec.ped,rb.vog.aramac@odasorohniteb.ped,rb.vog.aramac@onaizargocix.ped,rb.vog.aramac@asordepoluas.ped,rb.vog.aramac@satierfedesor.ped,rb.vog.aramac@illezeuqramnoslen.ped,rb.vog.aramac@oriebirziul.ped,rb.vog.aramac@iplovsivolc.ped,rb.vog.aramac@agnudsolrac.ped,rb.vog.aramac@atatabsolrac.ped
rb.gro.ecaepneerg@noitcaliame,rb.vog.aramac@moced.eoces,rb.vog.aramac@odasorohniteb.ped,rb.vog.aramac@milorsocram.ped,rb.vog.aramac@aevuogesojoluap.ped,rb.vog.aramac@rattiboicram.ped,rb.vog.aramac@serallocuecla.ped,rb.vog.aramac@nitoizzargassenav.ped,rb.vog.aramac@artselabotrebor.ped,rb.vog.aramac@ocifarepsueclid.ped,rb.vog.aramac@ikcaniohcicul.ped,rb.vog.aramac@sotnasnosliw.ped,rb.vog.aramac@sierodlavso.ped,rb.vog.aramac@ortsacolecram.ped,rb.vog.aramac@abrobesoj.ped,rb.vog.aramac@roinujerierf.ped,rb.vog.aramac@naissordepordep.ped,rb.vog.aramac@oivatcooluap.ped,rb.vog.aramac@ocsicnarfmiuqaoj.ped,rb.vog.aramac@snitramemiaj.ped,rb.vog.aramac@ajotnaphtedsued.ped,rb.vog.aramac@arierepotuada.ped,rb.vog.aramac@sednugafnotnilew.ped,rb.vog.aramac@odenacordep.ped,rb.vog.aramac@oaruomoluap.ped,rb.vog.aramac@ittoniblaboilido.ped,rb.vog.aramac@zenitramsolracesoj.ped,rb.vog.aramac@sailesolracesoj.ped,rb.vog.aramac@darumsaile.ped,rb.vog.aramac@ariebagodnanref.ped,rb.vog.aramac@sollecnocsavodlanor.ped
As mensagens podem ser do seguinte teor:

"Prezado Sr(a) Deputado(a) Federal

Membro da Comissão Especial sobre Alimentos Geneticamente Modificados,

Confiamos que os senhores, Deputados membros da Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a apreciar e dar parecer sobre os Projetos de Lei que envolvem os transgênicos no âmbito nacional, não permitirão a aprovação de um Projeto de Lei que dispense os organismos transgênicos de Estudos de Impacto Ambiental, de avaliação de riscos para a saúde e de rotulagem plena. Acreditamos que os senhores lutarão por uma lei que garanta que nenhum organismo transgênico seja liberado no Brasil antes que haja certeza científica sobre sua segurança para a saúde da população e para o meio ambiente e que os direitos de plena informação aos consumidores sejam garantidos.
Nós acompanharemos a votação e daremos ampla divulgação de seu voto em prol dos direitos do consumidor e do meio ambiente."



Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios