As ameaças das novas tecnologias de modificação genética para a agricultura

Seminário promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida e o Grupo Carta de Belém. Evento acontece virtualmente nos próximos dias 3 e 4 de agosto. 

O agro é realmente tech. Mas essa tecnologia serve a quem? Está em curso mais uma tentativa de fraude das corporações do agronegócio. O Brasil está autorizando a comercialização de plantas e animais modificados por “edição genética” sem realizar avaliações de risco para a saúde e o meio ambiente. Os produtos resultantes dessa nova tecnologia foram classificados como não transgênicos e estão chegando às nossas mesas sem rotulagem ou qualquer monitoramento, o que viola diretamente nossa legislação de biossegurança e a própria Constituição Federal.

Diante desse novo capítulo da luta contra transgênicos e agrotóxicos, o Grupo de Trabalho (GT) Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia vai realizar o Seminário "As Ameaças das Novas Tecnologias de Modificação Genética para a Agricultura", em parceria com a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida e o Grupo Carta de Belém. O objetivo é pensar estratégias comuns de resistência a essa realidade, que tanto traz riscos a nossa biodiversidade, aos modos de vida da agricultura familiar e camponesa e à  soberania alimentar dos povos. O objetivo é pensar estratégias comuns de resistência a essa realidade, que tanto traz riscos a nossa biodiversidade, aos modos de vida da agricultura familiar e camponesa e à soberania alimentar dos povos.

As inscrições estão abertas e são gratuitas.

REGISTRAR AQUI

PROGRAMAÇÃO:

3 de agosto

9h às 11h

- Novo capítulo da luta contra transgênicos e agrotóxicos
Gabriel Fernandes (CTA ZM)
Rubens Nodari (MCC/UFSC)
Larissa Packer (Grain)
Mediação: Glenn Makuta (Slow Food Brasil)

14h às 16h30

- Engajamento, militância e ação
Darci Frigo (Terra de Direitos)
Fran Paula (Campanha contra os Agrotóxicos e pela Vida/FASE)
Janine Giuberti Coutinho (Idec)
Maria Kaze (MPA)
Mediação: Maria Emília Pacheco (ANA/FASE)

4 de agosto

13h30 às 15h30

A luta internacional contra as novas tecnologias de edição genética na agricultura

Sarah Agapito (Genøk / MCC)
Silvia Ribeiro (ETC Group)
Marian Mayet (African Center of Biodiversity)
Mediação: Naiara Bittencourt (Terra de Direitos)

Fonte:  Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

Temas: Agronegocio, Nuevas tecnologías, Transgénicos

Comentarios