Brasil: ¡O cupuaçu é nosso!

Um ato público contra o registro do nome da fruta Cupuaçu como marca comercial da empresa Asahi Foods está programado para este sábado, 19, no município de Presidente Figueiredo (AM), onde milhares de pessoas se reúnem na festa dedicada a essa fruta

Organizado pelo Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA) e pelo Greenpeace Brasil, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas, o ato integra a campanha contra a biopirataria que vem unindo diversas instituições na defesa do patrimônio cultural dos povos da floresta.

Conhecido como a terra das cachoeiras, o município de Presidente Figueiredo vai contar com um estande e mensagens transmitidas do palco musical, enquanto um enorme abaixo-assinado começa a ser preenchido com assinaturas em tamanho ampliado. Em dezembro do ano passado uma cooperativa de pequenos produtores descobriu que não poderia usar o nome do cupuaçu porque estava registrado por aquela empresa na Europa, Japão e Estados Unidos. Uma campanha, lançada pela entidade acreana Amazonlink, recebeu rapidamente a adesão das quinhentas entidades da Rede GTA. Em março, diante do esgotamento do prazo de contestação da patente, iniciou-se a ousada iniciativa de uma ação jurídica internacional.

A campanha visa alcançar uma legislação brasileira adequada para a defesa dos conhecimentos tradicionais e indígenas (como receitas ou sementes crioulas) e levar o país para uma postura firme contra o patenteamento da vida nos acordos da Organização Mundial do Comércio e da Organização das Nações Unidas. Em maio devem ocorrer debates sobre o tema no Congresso Nacional e um seminário científico sobre seu desdobramento no campo da pesquisa está sendo preparado pelo Museu Emílio Goeldi. A campanha também pretende atingir uma campanha didática de alto alcance, com materiais para reuniões comunitárias e uso em emissoras locais de rádio na região. Com 20% da biodiversidade do mundo, a Amazônia Brasileira não pode continuar a ser explorada sem benefícios para as comunidades que mantém sua integridade ou para o país que precisa reduzir sua devastação.

O cupuaçu é nosso... veja outros casos de patenteamento em www. amazonlink.org

Sobre o ato público, entre em contato

GTA - Regional Médio Amazonas (92) 625 2482 - cptam@ argo.com.br

Greenpeace - Amazônia - (92) 627 9000 - tica.miname @amazon.greenpeace.o

Comentarios