Brasil: Fetraf/CUT influencia decisão do governo federal sobre transgênicos


Noticias



Fetraf/CUT influencia decisão do governo federal sobre transgênicos




10-3-03

O documento chegou às mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pouco antes da reunião e influenciou na tomada de decisão institucional sobre os transgênicos no Brasil.

O governo federal, divulgou nota que reforça sua posição contrária aos transgênicos (permanece a proibição) e que reclama da omissão na fiscalização do governo anterior, responsável por deixar a situação chegar ao ponto em que chegou, ou seja, uma plantação que se configura em infração à legislação brasileira. A nota diz que a situação, agora, exige a busca do que o governo define como "solução jurídica" para resolver o problema emergencial - econômico e social - que foi criado.

Para o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul/CUT), Altemir Tortelli, "a Federação é claramente contrária aos transgênicos, porque o Brasil não precisa de organismos geneticamente modificados. Precisa, sim, que o governo invista de fato na agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis, sem riscos à vida humana e que alimentem o povo brasileiro. O investimento na agricultura familiar é um investimento na sustentabilidade dos sistemas produtivos e uma forma de evitar, também, a discrepância maior do modelo de desenvolvimento empregado no país até agora: o flagelo da fome entre quem se dedica a plantar alimentos". A Fetraf-Sul/CUT irá desencadear uma campanha junto aos agricultores familiares do Sul do Brasil para esclarecer a sociedade em geral acerca dos prejuízos econômicos e sociais causados pelos transgênicos - alimentos geneticamente modificados.

CONTATOS: Altemir Tortelli - coordenador da Fetraf-Sul/CUT - (54) 9964-3895; Eloir Griseli - coordenador da Fetraf-Sul/CUT no Rio Grande do Sul - (54) 9977-1872.


Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa

Comentarios