Brasil: Greenpeace faz protesto pacífico contra a contaminação da soja paranaense
Ativistas do Greenpeace a bordo do Arctic Sunrise realizaram hoje um protesto pacífico diante do navio Firmeza, no Porto de Paranaguá (PR), contra a contaminação da soja livre de transgênicos produzida no Paraná
Após ser carregado com 30 mil toneladas de soja geneticamente modificada na Argentina, o barco atracou em Paranaguá no dia 24 de abril para concluir o carregamento, que será exportado para a Itália.
A operação foi realizada no terminal da Socepar (Sociedade Cerealista Exportadora de Produtos Paranaenses). Para o Greenpeace, é urgente que todos os terminais e o governo federal tomem medidas para proteger a soja livre de transgênicos, contra a contaminação que pode ocorrer durante o carregamento, o transporte e o descarregamento do produto em seu destino final.
Gabriela Vuolo e Xu Lijun, da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace no Brasil e na China, respectivamente, subiram no navio Firmeza para explicar a situação a um membro da tripulação e entregar-lhe um documento que trata da situação dos transgênicos no Brasil.
A ação realizada em Paranaguá é parte da expedição ?Brasil Melhor sem Transgênicos?, que o Greenpeace vem realizando a bordo do navio Arctic Sunrise. Na terça-feira passada, dia 20, ativistas realizaram uma inspeção de biossegurança no navio Saturn V. O cargueiro estava sendo carregado com soja transgênica e não possuía documentação necessária informando que o produto era geneticamente modificado. Por isso, os ativistas rotularam o navio, pintando a palavra ?transgênico? em seu casco.
A campanha brasileira faz parte de uma luta global do Greenpeace, intensificada nos últimos dias. O navio-símbolo do Greenpeace, Rainbow Warrior, depois de bloquear por mais de oito horas um carregamento de soja transgênica vinda dos EUA, foi preso hoje no Porto Kembla Harbour (Austrália). A ação visava impedir que o produto fosse descarregado em Melbourne, o que poderia contaminar a cadeia de alimentos na Austrália.
MAIS INFORMAÇÕES
Haga clic aquí.
Mariana Paoli
Greenpeace Brasil
Rua Alvarenga, 2331 Butanta
cep 05509-006
phone: 55 11 30351184
fax: 55 11 38174600
email: mariana.paoli@br.greenpeace.org