Brasil: II Congresso Rios Vivos


Noticias



II Congresso Rios Vivos



Goiânia, Goiás, Brasil - 4 al 7 de diciembre de 2002

2-12-02

A Coalizão Rios Vivos realiza seu segundo congresso interno para elaborar um plano de ação para os próximos cinco anos. Estarão reunidas mais de 200 representantes de organizações da América Latina, Europa e Estados Unidos para discutir e apresentar propostas. Os debates do congresso serão voltados para os quatro programas de trabalho da Coalizão Rios Vivos: Águas Continentais, Agricultura, Energia e Agência Multilaterais de Financiamento. O objetivo do congresso é que nos próximos cinco anos a Coalizão Rios Vivos execute seus projetos de uma forma integrada. A abertura do evento será dia 4 de dezembro, no Auditório Lago Azul, do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. As discussões vão ocorrer no Augustus Hotel.

Mais de 30 povos indígenas da América Latina reúnem-se em Goiânia

Ayoreo, Guajajara, Guarani, Kaingáng e Mocoví são alguns dos 30 povos que irão participar da Conferência Indígena que acontece no primeiro dia do Segundo Congresso da Coalizão Rios Vivos, em Goiânia. Cerca de 60 indígenas do Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil vão discutir questões como territorialidade, gênero e políticas, manejo e gestão de recursos naturais. Segundo Adriana Barros, assessora indígena da Rios Vivos, o encontro trará o intercâmbio de experiências entre povos que estão buscando alternativas para defender seus ecossistemas e sua cultura. "É o momento em que pretendemos que os indígenas expressem suas vivências, suas lutas e suas conquistas ", explica Adriana Barros.

A conferência foi proposta pela índia Enir Terena, presidente da Organização Indígena Genus - Gênero, Educação, Natureza e Saúde, entidade membro da coordenação da Coalizão Rios Vivos. Além de proporcionar a troca de experiências, a Conferência pretende fortalecer as articulações com as organizações e comunidades indígenas do Chaco, Pantanal e da região do rio Araguaia. Este trabalho de articulação, conforme informações da Rios Vivos, vem sendo desenvolvido desde 1996 quando foi realizado o Primeiro Encontro dos Índios do Pantanal. No mesmo ano foi feito o Encontro Internacional dos Povos Indígenas da Bacia do Prata.

Em 2000, o Encontro de Lideranças Indígenas reuniu índios da Amazônia, Chaco, Pantanal e Cerrado. Este ano, o Encontro de Lideranças Indígenas reuniu representantes da Amazonas, Savana, Chaco e Pantanal. "Em todos os encontros os participantes ressaltaram que os eventos favoreceram o relacionamento entre os diferentes povos aproximando-os, na medida em que compartilham histórias semelhantes de interesses e de lutas", salientou Adriana Barros. A conferência também mostra um pouco da cultura indígena. O povo Guajajara apresenta a dança do Muqueado e uma feira de artesanato indígena estará exposta. O Pajé Antônio Providencia Guajajara realiza uma pajelança que é um ritual religioso onde são invocados os bons espíritos para abençoar a todos. A Conferência ocorre dia 4 de dezembro, no Augustus Hotel, a partir da 8:30 horas.
Mais informações sobre o evento no site http://www.riosvivos.org.br


Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa

Comentarios