Brasil: Lula propôe pacto pela Amazônia na terra de Chico Mendes
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estará neste sábado em Xapuri, no Acre, para firmar a parceria com os movimentos sociais da Amazônia no programa Fome Zero - e também para a própria agenda de desenvolvimento da região amazônica. Entre os integrantes do governo presentes estará o ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, que vai formalizar com a Rede GTA (Grupo de Trabalho Amazônico) um acordo para envolver suas 513 entidades nos objetivos do programa
A visita tem um grande simbolismo porque Xapuri tornou-se conhecida internacionalmente por causa de Chico Mendes, liderança extrativista que conquistou projeção na mesma época em que Lula despontou como liderança sindical no ABC. No encontro, deve ser anunciada oficialmente a construção do seu memorial na cidade com projeto de Oscar Niemeyer.
A Rede GTA surgiu em 1992, quando ocorreu a Conferência Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, inspirada no sonho da união dos povos da floresta. São 513 entidades de pescadores, seringueiros, povos indígenas, agricultores familiares, quebradeiras de côco babaçu, quilombolas, castanheiros, ambientalistas, de rádios comunitárias, de assessoria e de direitos humanos. É organizada em 16 coordenações regionais nos nove estados da Amazônia Brasileira.
Com assento no Conselho Nacional de Segurança Alimentar, o GTA tem apoiado a visão mais ampla do Fome Zero na Amazônia, onde uma parceria com o movimento internacional Slow Food estimula a valorização da culinária regional dos povos tradicionais e indígenas. Pesquisas recentes comprovam que as dietas das comunidades isoladas apresentam vantagens em relação aos produtos de consumo - e acrescente-se a presença de produtos ainda desconhecidos como frutas e leguminosas nativas.
Essa preocupação relaciona o programa Fome Zero com uma nova agenda de desenvolvimento para a Amazônia, onde o papel das comunidades da floresta e de seus conhecimentos tradicionais passa a ser valorizado. E também os serviços ambientais, como proposto no Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Amazônia (Proambiente).Essa é a mensagem que será transmitida pela presidente da Rede GTA, Maria Araújo de Aquino, ao presidente Lula e seus ministros em Xapuri.
Mais informações em (61) 346 7048 ou (68) 542 3237.
Coalizão Rios Vivos - Secretaria Executiva
R. 14 de julho 3169
79002-333
Campo Grande - MS - Brasil
Phone/Fax - +55 67 324 3230
rv@riosvivos.org.br
www.riosvivos.org.br