Brasil: Mutirão da Agroecologia
Fechando o segundo encontro da Jornada Paranaense de Agroecologia, realizado entre os dias 7 e 10 de maio de 2003 no município de Ponta Grossa ? PR, um grupo de quase 1000 agricultoras e agricultores de todo o estado, além de representantes das diversas organizações e movimentos que promovem a Jornada, ocuparam a fazenda experimental da transnacional Monsanto
17 e 18 de outubro de 2003
Ponta Grossa ? PR
Nesta área eram realizados experimentos com variedades de milho e soja transgênicos, resistentes ao herbicida Roundup, de fabricação da mesma empresa.
Passados cinco meses da ocupação, cerca de 200 agricultoras e agricultores de vários municípios se reuniram mais uma vez para dar vida nova à área, agora batizada como Centro Chico Mendes de Agroecologia. Foram dois dias de muito trabalho e debates, mas também de muita festa e confraternização, para transformar os 48 hectares onde antes eram semeadas as sementes de uma tecnologia a serviço da dominação e exclusão e onde terra e água eram envenenadas. Não foi um trabalho fácil. Solo compactado e sem vida, matas ciliares devastadas, rios assoreados... essa foi a paisagem deixada pela empresa cuja pesquisa e tecnologia ?visa produzir mais e melhores alimentos, que levem à saúde e ao bem-estar, contribuindo ainda para a preservação do meio ambiente?. Imagine!
Depois do mutirão, a fazenda se transformou num verdadeiro mosaico de biodiversidade. Foram plantados 35 hectares de campos de produção de sementes crioulas, alimentos ecológicos e início de reposição da mata ciliar.
Onde antes existiam apenas algumas poucas variedades, incluindo milho e soja transgênicos, agora há 24 variedade de feijão, 4 de milho, 7 de batata, 7 de mandioca, 6 variedades de arroz, 13 de adubos verdes diversos e muitas outras de hortaliças, árvores frutíferas e essências nativas para a mata ciliar.
A meta agora é aumentar cada vez mais a diversidade, e transformar a antiga estação num centro de formação em agroecologia e de multiplicação de sementes crioulas de várias espécies. É a volta da vida e da biodiversidade à terra.
ADAF ? AOPA ? Associações da Agricultura Familiar e Sindicatos de Trabalhadores Rurais - AS-PTA ? ASSESSOAR ? CAPA ? CPT ? CRESOL/BASER ? DESER ? FEAB ? FETRAF ? SUL/CUT ? Fórum das Organizações dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Centro-sul do Paraná ? Fórum Oeste das Entidades para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar/ Pr - IAF - Instituto Equipe - MAB ? MPA ? MST ? OMTR - PJR - Rede Eco Vida - Rureco - Terra De Direitos