Brasil: Transgênicos: primeira pesquisa científica pública comprova prejuízos


Noticias

Transgênicos: primeira pesquisa científica pública comprova prejuízos

12-4-02

Porto Alegre - A Via Campesina articulação internacional de camponeses levará nesta manhã ao Governador do Estado Olívio Dutra e o Presidente da Assembléia Legislativa Sérgio Zambiasi os resultados da primeira pesquisa científica pública sobre o plantio de transgênicos.

O estudo realizado pelos professores de Genética e Melhoramento Rubens Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Deonisio destro, da Universidade Estadual de Londrina, abrangeu lavouras na região de Palmeira das Missões que cultivaram soja transgênica contrabandeada provavelmente da Argentina.

Os resultados da pesquisa apontam que a soja transgênica sofre inadpatação às condições climáticas do Rio Grande do Sul, além de sinais de ineficiência do herbicida, com resistência ao produto.

A pesquisa comprova ainda o desequilíbrio no ecossistema, com mudança no comportamento de insetos e na produtividade da soja, se comparada com a soja tradicional.
Ver relatório en:
Relatório sobre a situação de lavouras de soja da região de Palmeira das Missões (RS), Safra 2001/2002 Cultivadas com cultivares convencionais e com cultivares transgênicas

Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios