Brasil: impactos econômicos da liberação das sementes transgênicas


Noticias
Brasil: impactos econômicos da liberação das sementes transgênicas
Campanha por um Brasil livre de transgênicos, Boletim Nº 108, 8-4-02


s@raC s@gima

Agricultores e autoridades paranaenses já acordaram para os terríveis impactos econômicos que a liberação das sementes transgênicas traria para o estado e para o País.

Vamos ver quanto tempo ainda falta para os agricultores do Rio Grande do Sul terem o mesmo "estalo".
Uma matéria publicada esta semana no jornal

relata como o mercado internacional já está reagindo à existência de lavouras ilegais de soja transgênica no sul do País, dizendo que os compradores europeus estão segregando as regiões produtoras de soja em função do risco de presença de grãos transgênicos, mesmo que nenhum teste de transgenia tenha sido feito. "Quando o grão de soja destina-se à União Européia (...), o produto dos cerrados é preferido porque o risco de presença de soja transgênica é bem mais baixo do que no Rio Grande do Sul, por exemplo", diz a matéria.
Apesar disto, o

no estado para a liberação dessas sementes continua intenso. Esta semana os Secretários Municipais de Agricultura, liderados pelo ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, se posicionaram a favor da liberação e decidiram pressionar os deputados federais gaúchos a votarem a favor do Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados, visando à liberação.

O "irônico" é que, nesta atitude, as regiões agrícolas podem estar assinando sua "sentença de morte" na produção e exportação de soja e milho.

Resta saber que tipo de "milagre" os fará entender. E quando!

Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios