CPT denuncia efeitos da pandemia e avanço de garimpo na Amazônia

Idioma Portugués
País Brasil
- Foto de La Vanguardia

Nesta quarta-feira (22), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nota pública em que denuncia os efeitos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) entre os povos da Amazônia e o avanço dos garimpos ilegais, que têm se intensificando nesse período.

Conforme a entidade, o cenário é muito preocupante porque o número de pessoas contaminadas e de mortes pelo vírus cresce de forma acelerada, enquanto grande parte dos estados da Amazônia Legal não dispõe de infraestrutura de saúde pública de qualidade para atender à população. Situação que é ainda pior no caso das comunidades rurais.

“Tal realidade se agrava ainda mais quando se trata dos povos e comunidades camponesas e tradicionais, com ausência de um plano específico para o campo, com finalidade de prevenir e tratar os riscos e a contaminação pelo vírus”, informa a nota.

Somado ao problema da falta de saúde pública no atendimento às pessoas infectadas pela Covid-19, outro agravante é o crescimento de ações ilegais de invasão, desmatamento e predatórias de garimpos, que seguem avançando na região durante a quarentena.

“Não param de ocorrer ações predatórias de madeireiros ilegais, grileiros, garimpeiros e invasores de territórios indígenas e de comunidades tradicionais, bem como em unidades de conservação. Aproveitando a suspensão de fiscalizações, a presença constante desses invasores têm deixado muitos povos preocupados, tanto no que se refere ao perigo de contaminação, como também pelo aumento dos conflitos e do desmatamento”, denuncia o documento.

- Confira nota íntegra de CPT aqui:

Nota pública CPT -  Ninguém sem Terra, sem teto, sem trabalho

Fuente: MST - Brasil

Temas: Agronegocio, Biodiversidad

Comentarios