Contaminação dos alimentos pelo uso das plantas como biofábricas de drogas

A Coalizão de Alerta sobre Alimentos Transgênicos, composta por grupos de consumidores e ambientalistas dos EUA, lançou um relatório intitulado “Fabricando drogas e substâncias químicas em plantas: as biofábricas colocam uma nova ameaça a consumidores, produtores, companhias de alimentos e meio ambiente”, alertando para o perigo de uma nova forma de contaminação genética produzida por cultivos transgênicos farmacêuticos.

 

Os novos cultivos, já plantados em mais de 300 campos de teste em locais secretos do território americano, incluem plantas que produzem uma droga indutora de aborto, hormônios de crescimento, coagulante sangüíneo e tripsina, uma enzima alergênica.

 

A Academia Nacional de Ciências dos EUA alerta: “(...) é possível que os cultivos transgênicos farmacêuticos ou de outros compostos industriais possam trocar genes com plantações destinadas ao consumo humano, ocorrendo assim a contaminação na alimentação.” Os editores da Nature Biotechnology recentemente alertaram: “As estratégias para evitar a transferência de genes não funcionam bem em campo aberto”.

 

A maioria dos experimentos com cultivos transgênicos farmacêuticos é realizada com milho, uma planta de polinização aberta. ProdiGene, a companhia que possui a maioria dos plantios transgênicos de drogas e fármacos, projeta que 10% da produção de milho em 2010 será destinada às biofábricas. É bom lembrar que o milho StarLink, que foi plantado em menos de 1% do território destinado ao milho nos EUA, contaminou centenas de produtos alimentares em 2000, causando grandes prejuízos à indústria alimentícia.

 

Longe de concordar com estratégias de controle como áreas de isolamento, Anthony Laos, da ProdiGene, escreveu aos produtores em 2001 dizendo que: “Nós teremos que trabalhar com estas distâncias até que ganhemos a aprovação legal, depois poderemos abandoná-las de vez”. Algumas companhias chegam a propor que após a extração das drogas, as plantas sejam vendidas normalmente. A extração incompleta significaria contaminação na alimentação humana ou animal.

 

Numa carta para o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Coalizão solicitou o fim do cultivo de transgênicos para a produção de drogas ou químicos industriais em campos abertos, propondo que a produção destas plantas seja feita sob circunstâncias controladas, como acontece atualmente com outras drogas.

Comentarios