GREENPEACE: Entidade lança guia sobre transgênicos


Noticias



GREENPEACE: Entidade lança guia sobre transgênicos

3-6-02

SÃO PAULO, 29 de maio de 2002 - O Greenpeace lançou hoje um guia sobre alimentos transgênicos. A publicação lista cerca de 500 produtos que contêm como ingredientes derivados de milho e soja. Os produtos das empresas que ofereceram a garantia de não utilização de transgênicos estão listados com a cor verde. Já os produtos daquelas empresas que não responderam ou não apresentaram as explicações necessárias sobre as medidas de controle adotadas estão listados de vermelho no guia.

A entidade ambientalista entrou em contato com mais de 70 empresas de alimentos, pedindo uma declaração que garantisse que seus produtos não continham organismos geneticamente modificados. O guia pode ser obtido gratuitamente nas lojas do Greenpeace e está disponível para download na Internet.
(Notícia: http://www.greenpeace.org.br/noticias.asp?noticiaid=294 ; texto completo: http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/guia_consumidor.pdf )

O Greenpeace acredita que a opinião pública brasileira é contra os transgênicos. Segundo pesquisa do Ibope
( http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/pesquisaIBOPE_agosto2001.pdf) encomendada pela entidade em julho de 2001, 74% da população brasileira prefere consumir alimentos tradicionais. Além disso, 67% são contra o plantio comercial de transgênicos no País, enquanto não houver um consenso da comunidade científica sobre o assunto.

Atualmente, a soja Roundup Ready, da Monsanto, e o milho BT, da Novartis, respondem por 82% dos transgênicos plantados no mundo. E 60% dos produtos alimentícios industrializados possuem soja, milho e derivados. O plantio, importação e comercialização de transgênicos estão proibidos no Brasil.

(RL - Panorama Setorial da Gazeta Mercantil)


Volver al principio
Principal- Enlaces- Documentos- Campañas-- Eventos- Noticias- Prensa- Chat

Comentarios