Governo brasileiro defende transgênicos em reunião de Montreal

"O Brasil se recusou a apoiar a maioria esmagadora dos países que desejam que os exportadores de transgênicos indiquem claramente nos seus carregamentos qual o tipo ou tipos de transgênicos que podem estar presentes..."

s@gima,

A notícia é de amargar. Governo Brasileiro está fazendo feio em Montreal nas negociações do Protocolo de Biossegurança. Segundo o informe abaixo enviado por companheiros que estão acompanhando a reunião em Montreal:

"O Brasil se recusou a apoiar a maioria esmagadora dos países que desejam que os exportadores de transgênicos indiquem claramente nos seus carregamentos qual o tipo ou tipos de transgênicos que podem estar presentes... O Brasil prefere apoiar a Nova Zelândia e outros países que querem aplicar um rótulo geral dizendo “pode conter transgênicos”, de modo a “não criar dificuldades para o comércio de biotecnologia."...

Divulguem nas redes. Ainda há tempo de se manifestar junto à delegação brasileira. Detalhes abaixo, conforme informações enviadas por companheiros que estão em Montreal acompanhando a reunião. VAMOS MEXER PELO MENOS O DEDO E MANDAR E-MAIL PARA A DELEGAÇÃO!! A reunião vai até dia 03 de Junho, 6a. próxima.

BRASIL QUER VENDER GATO POR LEBRE EM MONTREAL

Durante as discussões sobre regras internacionais para a identificação das exportações de produtos transgênicos de um país para outro, o Brasil se recusou a apoiar a maioria esmagadora dos países que desejam que os exportadores de transgênicos indiquem claramente nos seus carregamentos qual o tipo ou tipos de transgênicos que podem estar presentes.

O Brasil prefere apoiar a Nova Zelândia e outros países que querem aplicar um rótulo geral dizendo “pode conter transgênicos”, de modo a “não criar dificuldades para o comércio de biotecnologia”. Tal rótulo genérico impede que países identifiquem se há realmente transgênicos em uma determinada importação e se esses transgênicos estão entre aqueles eventualmente autorizados por suas autoridades.

O recente caso em que milho transgênico de um certo tipo não autorizado acabou sendo enviado à União Européia, junto com outros tipos autorizados, ilustra a necessidade de que o país exportador indique claramente se há e, em caso positivo, que tipo de transgênicos se encontram presentes em suas exportações, de modo que o país importador possa decidir se aceita ou recusa a carga.

O Brasil porém, junto com outros produtores de transgênicos como os EUA, a Argentina e o Canadá parece preferir a posição de enganar seus compradores, escondendo exatamente o que está vendendo, ao se recusar a indicar precisamente o que vai dentro da carga. A posição brasileira não parece muito inteligente nem do ponto de vista ambiental, nem comercial. O Protocolo de Cartagena é antes de tudo um acordo para proteger a biodiversidade e a saúde dos importadores, impedindo o ingresso involuntário e inadvertido de transgênicos. Por isso mesmo, não rotular a carga de transgênicos pode trazer prejuízos comerciais ao exportador – como a devolução de cargas, indenizações, multas – dos quais já há alguns exemplos internacionais.

Em Montreal, a União Européia e a China, os maiores importadores de soja do Brasil, declarararam justamente que vão exigir uma completa identificação dos tipos de transgênicos importados. Só este fato deveria bastar para convencer o Brasil a não vender gato por lebre, ou seja desistir de querer disfarçar suas exportações sob um rótulo ambíguo de “pode conter transgênicos”.

Mas não é isto que está acontecendo esta semana em Montreal. Não apenas para as ONGs mas até para aliados megadiversos e outros países de cujo apoio o Brasil depende em instâncias como o G-20, é desconcertante testemunhar como o país, em um acordo ambiental como o Protocolo de Cartagena, abandona todas e quaisquer considerações ambientais. Tudo isto em troca da ilusória perspectiva de impor aos seus grandes clientes internacionais o consumo de produtos transgênicos que não querem comprar, e cuja origem, se fosse sabida, comprometeria até a balança comercial do país.

LISTA DE E-MAILS da Delegação Oficial do Brasil em Montreal, incluindo ministros e outras autoridades às quais os membros da delegação se subordinam:

Celso Amorim rb.vog.erm@miromaoslec
Samuel Pinheiro Guimarães Neto rb.vog.erm@leumas
Everton Vieira Vargas rb.vog.erm@sagrave
Hadil Fontes da Rocha Vianna rb.vog.erm@lidah
Bernando Paranhos Velloso rb.vog.erm@odranreb
Braz da Costa Baracuhy Neto rb.vog.erm@zarb
José Dirceu rb.vog.otlanalp@liviccbag / rb.vog.otlanalp@uecridesoj
Caio Leonardo Bessa Rodrigues rb.vog.otlanalp@seugirdor.oiac
José Antonio Dias Toffoli rb.vog.otlanalp@iloffot
Marina Silva rb.vog.amm@avlis.aniram
Rubens Onofre Nodari rb.vog.amm@iradon.snebur
Daniela Guimarães Goulart rb.vog.amm@traluog.aleinad
Cláudio Maierovitch Peçanha Henriques rb.vog.asivna@aicnediserp
Letícia Rodrigues da Silva rb.vog.asivna@avlis.aicitel
Humberto Costa rb.vog.eduas@nimbag
Maria América Duarte rb.vog.eduas@etraud.acire
Angélica Rogério de Miranda Pontes rb.vog.eduas@setnop.acilegna
Roberto Rodrigues rb.vog.arutlucirga@mg
João Antônio Fagundes Salomão rb.vog.arutlucirga@sfaoaoj
Marcus Vinicius Segurado Coelho rb.vog.arutlucirga@ohleocsucram
Leontino Rezende Taveira rb.vog.arutlucirga@onitnoel
José Silvino Silva Filho rb.vog.arutlucirga@onivlis
Silvio Crestana rb.aparbme.edes@diserp
Monica Cibele Amancio rb.aparbme@oicnama.acinom
Maria José Sampaio rb.aparbme@oiapmas.ezez
Luiz Fernando Furlan rb.vog.cidm@nimbag
Sergio Ferreira de Figueiredo rb.vog.cidm@foigres
Jaime Silva Herzog rb.vog.otnemivlovnesed@gozreh.emiaj
Ricardo Iuri Canko rb.vog.otnemivlovnesed@oknac.odracir
Hearle Vieira Calvão rb.vog.otnemivlovnesed@oavlac.elraeh
Eduardo Campos rb.vog.tcm@avitucexe
Jairon Alcir Santos do Nascimento rb.vog.tcm@riclaJ
Paulo Jose Peret de Sant'Ana rb.vog.tcm@terepp
Sonia Regina Mudrovitsch de Bittencourt rb.vog.tcm@anigers
Victor Manoel Pelaez Alvarez rb.rpfu@rotciv
Joaquim Machado moc.atnegnys@odahcam.miuqaoj

LISTA DE E-MAILS de outros participantes:

Marijane Lisboa rb.moc.arret@nlt.enajiram
David Hathaway rb.moc.sysinu@yawahtah
Gisela de Alencar Hathaway rb.vog.aramac@yawahtah.alesig
Eliana Maria Gouveia Fontes rb.aparbme.negranec@anaile
Fernando Ajudarte Neto rb.moc.fedna@odnanref

Noticia enviada por Angela Cordeiro.

Comentarios