Ibope confirma: maioria dos brasileiros não quer transgênicos
Nesta segunda-feira, ativistas do Greenpeace protestaram na rampa do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para alertar o governo federal que a ampla maioria da população brasileira é contra a liberação de organismos transgênicos no país
Em dezembro de 2003, uma pesquisa realizada pelo Ibope com 2 mil brasileiros indicou que 73% dos entrevistados são contra a liberação dos transgênicos no país até que exista consenso na comunidade científica a respeito da segurança desses organismos para o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, a pesquisa constatou que 74% dos brasileiros não querem consumir alimentos transgênicos.
O Greenpeace considera lamentável o tratamento que vem sendo dado pelo governo federal à questão da biossegurança. O PL original, apresentado pelo governo em outubro de 2003 depois de diversas reuniões interministeriais, previa, entre outras coisas, o licenciamento ambiental, incluindo estudos de impacto ambiental antes da liberação e qualquer variedade transgênica.
Depois da apresentação do PL pelo governo, no entanto, todas essas propostas foram modificadas. De acordo com o parecer apresentado pelo então relator da Comissão Especial sobre Biossegurança, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), a necessidade de realização de estudos de impacto ambiental e sobre a saúde humana passaria a ser determinada pela CTNBio, e não pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Saúde, o que implicaria um completo esvaziamento das competências dos ministérios.
O que você pode fazer
Entre em nosso site agora e envie uma mensagem solicitando a retirada do caráter de urgência do Projeto, a retirada do Projeto de Lei Substitutivo apresentado pelo relator e a retomada das discussões a partir da proposta original do governo.