MPA está presente no seminário “ATER Mulheres para Produção de Alimentos, Autonomia e Vidas Saudáveis no Campo, nas Águas e nas Florestas”
Seminário mostra resultados de programa do Governo Federal com agricultoras familiares.

Agricultoras familiares atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), mulheres rurais estarão em Brasília para seminário Ater Mulheres para Produção de Alimentos, Autonomia e Vidas Saudáveis no Campo, nas Águas e nas Florestas.
Beneficiárias, entidades parceiras executoras de ATER, movimentos sociais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) vão analisar como o programa contribuiu para a implantação de práticas agroecológicas e os impactos sobre a produção e consumo de alimentos saudáveis, como as abordagens feministas contribuem para a autonomia das mulheres e quais os desafios de incorporar essas práticas à ATER, como influenciou para o acesso às políticas públicas, além de identificar propostas para o aperfeiçoamento da ATER para as mulheres rurais.
O evento acontece dias 05 e 06 de maio, no auditório da Sede da Anater, promovido pelo Governo Federal por meio do MDA e da Anater.
O Programa ATER Mulheres Rurais, Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis teve início em 2023 e já alcançou mais de 9 mil mulheres em 21 estados e no Distrito Federal. O objetivo é promover a superação das desigualdades de gênero e raça para alavancar a autonomia econômica, a cidadania e o bem viver das mulheres rurais. São beneficiárias as assentadas da reforma agrária, agriculturas familiares, extrativistas, pescadoras artesanais e aquicultoras, as mulheres dos povos e das comunidades indígenas, das comunidades quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais que desenvolvem atividades agrícolas em áreas urbanas e periurbanas.
Dentre os resultados estão 37 mil atendimentos nas propriedades rurais das beneficiárias, mais de 440 atividades coletivas de ATER, 56 oficinas e 14 encontros para trocas de experiências.
Em 860 contratos de vendas institucionais para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cada mulher agregou, em média, R$ 827,00 mensais à sua renda. Através do Programa ATER Mulheres Rurais, as beneficiárias acessaram o Fomento Rural e implantaram 2.100 novos projetos produtivos.
Serviço:
Seminário “Ater Mulheres para Produção de Alimentos, Autonomia e Vidas Saudáveis no Campo, nas Águas e nas Florestas”
Datas: 5 e 6 de Maio de 2025
Local: Auditório da Sede da Anater (Centro Empresarial CNC – SAUN, Quadra 05, Lote C, Asa Norte – Brasília/DF)