Mobilize-se em Sacramento: Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos

O governo americano está organizando um enorme encontro reunindo Ministros de Estado de Agricultura, Meio Ambiente e Comércio (entre outras áreas) de cerca de 180 países, a fim de divulgar e difundir suas ?modernas tecnologias? para a agricultura. Será um enorme fórum para a promoção da biotecnologia e pressão sobre os países em desenvolvimento para adotá-la

Boletim N° 162 da Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos

O evento, cujo nome oficial é ?Primeira Conferência Ministerial e Exposição de Ciência e Tecnologia para a Agricultura? (The first Ministerial Conference and Expo on Agriculture Science and Technology)*, acontecerá em Sacramento (Califórnia, Estados Unidos), entre 23 e 25 de junho. Estão promovendo o encontro o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês), a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês) e o Departamento de Estado americano. Os eventos (conferência e exposição) não são abertos ao público.

Segundo a Ministra de Agricultura dos EUA, Ann Veneman, o evento irá tratar do ?acesso a tecnologias, novas pesquisas científicas, a relação entre práticas regulatórias e inovação e a criação de parcerias para ajudar os países em desenvolvimento a adotar novas tecnologias para aumentar a produtividade agrícola?.

Em nota à imprensa do USDA sobre o evento, a Ministra Veneman ressaltou a importância dos esforços para reformar e liberalizar o sistema comercial mundial para alimentos e produtos agrícolas através de acordos multilaterais da Agenda de Desenvolvimento de Doha (agenda estabelecida pela conferência ministerial da OMC -- Organização Mundial do Comércio -- em Doha, Qatar, em novembro de 2001), assim como outras negociações como a ALCA e diversos acordos regionais e bilaterais.

Segundo a página do USDA na internet, até agora 150 ministros de 75 países (entre os mais de 180 convidados) já confirmaram presença. O Brasil aparece na lista.

Curiosamente, há pouco mais de duas semanas algumas entidades da Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos questionaram o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dois representantes da Casa Civil e dois representantes do Itamarati sobre a participação do Brasil no encontro e nenhum deles tinha conhecimento de sua existência. Apesar disto, nesta ocasião o Brasil já aparecia na lista dos países que confirmaram presença.

Esta semana conseguimos a confirmação do Ministério da Agricultura de que o presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, irá à Sacramento representando o Ministério. Até o momento, não conseguimos obter do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nenhuma informação sobre o assunto.

Várias organizações da sociedade civil, entre elas a Via Campesina (movimento internacional de agricultores) e o Food First (Instituto para Política de Alimentação e Desenvolvimento), estão organizando um grande fórum paralelo ao encontro ministerial, incluindo seminários e protestos. Os organizadores estão esperando algo perto de 50 mil pessoas para estas atividades e avaliam que elas podem ser do mesmo porte das realizadas em Seattle em dezembro de 1999, contra a conferência ministerial da OMC.

O site do evento paralelo**, chamado Mobilize in Sacramento (mobilize-se em Sacramento) informa que será um festival diverso de resistência à ?grande? biotecnologia, ao bioimperialismo e à política de livre mercado do Presidente Bush. Haverá ações diretas pacíficas, marchas, palestras, exposição alternativa e outras atividades para confrontar a agenda corporativa do livre mercado e da guerra contra a Terra. Os manifestantes demandarão soberania alimentar, alimentos seguros e garantia dos direitos dos agricultores.

* Site oficial do evento:
http://www.fas.usda.gov/icd/stconf/conf_main.htm

** Site do encontro paralelo:
http://sacramentoministerial.org

Comentarios