Plantas daninhas resistentes ao herbicida Roundup ameaçam os EUA

Os EUA estão sendo atingidos por plantas daninhas resistentes ao herbicida Roundup, que pode diminuir o rendimento das fazendas em 17%, diz um estudo independente. 46% dos produtores dizem que as plantas resistentes ao herbicida Roundup, da Monsanto, são agora sua maior preocupação.

O estudo alerta que “De repente, plantas resistentes ao glifosato deixaram de ser um problema de curto prazo, das épocas dos cultivos, para se tornar um problema de longo prazo, diminuindo até o valor da terra. (...)

 

O glifosato é o princípio ativo do herbicida Roundup. Ele é usado massivamente nos EUA graças à adoção da tecnologia RR (Roundup Ready), isto é cultivos resistentes ao glifosato. Várias espécies têm apresentado resistência ao Roundup. A erva cavalinho d’água resistente ao RR já foi encontrada em Delaware, Tennessee, Kentucky, Indiana e Ohio. Ela é grande produtora de sementes que são facilmente dispersas pelo vento, causando um problema gigantesco. O azevém resistente foi encontrado na Califórnia. Há também queixas relativas à resistência ao glifosato adquirida pela mucuna, erva-de-são-joão e erva-lanceta.

 

As más notícias para a Monsanto, que tem promovido o Roundup como uma forma de simplificar a vida dos produtores, são cortesia da sua maior rival, a Syngenta, que é a maior empresa de biotecnologia do mundo. Ela subvencionou o estudo e o tem circulado discretamente para os produtores, através da sua companhia PR, Gibbs & Soell.

 

A Syngenta espera lucrar com esta onda de preocupação em relação à resistência ao Roundup, pois acredita que as pessoas vão usar outros produtos químicos, como os que produz, fazendo rotação com plantas não-RR, para evitar a resistência em suas terras. (...)

 

Para acessar o documento da Syngenta: clique aqui

Fuente: Boletim 142, Por um Brasil Livre de Transgênicos

Comentarios