Terra de Direitos lança boletim sobre a Convenção de Biodiversidade

"A partir deste mês, até a realização da COP 10, na Alemanha, a ONG de direitos humanos Terra de Direitos produzirá informativos bimestrais, comentando os resultados das reuniões."

A 10ª Conferência de Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e o 4º Encontro de Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança ocorrerão daqui a menos de um ano, em Nagoya, Japão. E já no próximo mês acontece em Copenhague a 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Estas duas convenções são frutos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992, e juntas constituem o mais importante espaço de debate e deliberação internacional sobre a questão ambiental.

Infelizmente, o conteúdo das negociações em curso não é animador: as negociações são conduzidas sob a lógica de que a conservação da biodiversidade não pode constituir barreira para o mercado e na crença de que apenas a transformação da própria biodiversidade em mercadoria negociável pode gerar um “valor” capaz de fazer surgir o interesse em sua conservação.

A partir deste mês, até a realização da COP 10, na Alemanha, a ONG de direitos humanos Terra de Direitos produzirá informativos bimestrais, comentando os resultados das reuniões. Você pode acompanhar esta discussão pelo site Terra de Dereitos.

O primeiro informativo, intitulado “Podemos ter esperança na política ambiental internacional?” e publicado em 09/11/2009, está disponível em: Terra de Dereitos

Fuente: Boletim por um Brasil Livre de Transgênicos

Temas: Biodiversidad

Comentarios