Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

"Neste cenário de expansão dos parques eólicos, a perspectiva de uma matriz energética é a da apropriação dos recursos naturais para a geração do lucro, passando por cima da dinâmica social e existência das comunidades".

Brasil: Seminário regional debateu sobre impactos ambientais e sociais dos parques de energia eólica no Nordeste

Seminario Continental de La Vía Campesina apunta los desafíos de la formación en agroecología

Al pensar en las luchas, como base de la unidad entre las organizaciones, el seminario apunta como desafío el fortalecimiento de la solidaridad y la necesidad de la formación política.

Brasil: Seminario Continental de La Vía Campesina apunta los desafíos de la formación en agroecología

image.php

Artigo de Julianna Malerba, do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE, critica as estratégias das grandes mineradoras para ampliar a fronteira de expansão de suas atividades no Brasil: flexibilizar a proteção constitucional ao meio ambiente e os direitos territoriais; desregular estruturas que limitam o acesso a áreas de interesse mineral; e criar mecanismos compensatórios que alterem a imagem negativa do setor extrativo.

Mineração e biodiversidade: fronteiras entre destruir e conservar são retóricas

MST

"Um coletivo de entidades e de organizações que estudam os impactos dos agrotóxicos construiu um mapa colaborativo para identificar a ocorrência desse tipo de situação no Paraná".

Brasil: Mapa colaborativo identifica casos de contaminação por agrotóxicos no Paraná

rio_Amazonas

Uno de los principales asuntos del gobierno de Michel Temer es la entrega de los recursos naturales brasileños a grupos económicos nacionales y extranjeros. En entrevista con Brasil de Fato, el líder del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) habló sobre los impactos de estas medidas para el pueblo brasileño.

Stedile: Brasil perdió el control de sus riquezas porque perdió su soberanía

27_09_2017_abelha_pxhere

Áreas com sistemas agroflorestais (SAFs) biodiversos são capazes de contribuir para a conservação das abelhas sem ferrão, conforme resultados obtidos por pesquisadores do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente (SP). Esses sistemas compostos de vegetação nativa e lavouras comerciais são capazes de manter uma grande diversidade de insetos polinizadores, sendo uma alternativa para aliar a produção à conservação da biodiversidade.

Sistemas agroflorestais biodiversos conservam polinizadores

Por Embrapa
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"As entidades da APIM manifestam publicamente total solidariedade e apoio a essas famílias, repudiam todas as formas de opressão contra os camponeses e reivindicam das autoridades competentes providências no sentido de garantir a integridade física e as condições de vida com dignidade às famílias camponesas".

Brasil: Ameaças e violência em comunidades do Cerrado piauiense

Tierra, territorio y bienes comunes

Governo volta atrás na proposta de abrir a região, entre Pará e Amapá, para exploração de mineradoras. Alta de desmatamento na floresta amazônica era consequência inexorável.

Brasil - Renca: Temer revoga polêmico decreto que ameaça reservas da Amazônia