Brasil

Movimientos campesinos

De acordo com dados parciais, foram 65 pessoas assassinadas em conflitos no campo, muitos com requintes de crueldade, índice que dá ao Brasil o título de país mais violento para os camponeses no mundo.

Brasil: '2017 foi sangrento', aponta balanço da Comissão Pastoral da Terra

desmonte agronegocio

" Nossa economia depende hoje de um agronegócio que não é agricultura e que está concentrado nas mãos de três grandes grupos transnacionais, sendo a Monsanto o principal deles por causa da soja. Hoje, uma safra ruim significa PIB negativo, pois não temos mais industrialização. Vivemos uma realidade na agricultura tão dramática e absurda que a mim assusta."

Sebastião Pinheiro: ‘O agronegócio transformou-se em algo que não é mais agricultura’

CUADRO 2

A destruição e degradação conjuntas das coberturas vegetais do país constituem a mais fulminante destruição da biosfera.

Atlas do envenenamento alimentar no Brasil

Brasil

A jornada de lutas de 2018 terá como foco a reivindicação dos direitos dos atingidos, a resistência contra as privatizações da água e energia e a soberania nacional como principal pauta.

Contra a privatização da água, atingidos por barragens se mobilizam em todo Brasil

Por MAB
agua

"Os recursos naturais precisam estar sob o controle do povo nos seus territórios; a água é um bem comum, um direito para o consumo humano, dessedentação animal, produção de alimentos e manutenção da vida e do equilíbrio ecológico pelos camponeses; precisamos de um verdadeiro e amplo programa de revitalização e preservação dos biomas e rios brasileiros".

Brasil: O negócio das águas do rio São Francisco

Por MPA
Pueblos indígenas

Parecer do governo Temer paralisa demarcações e reforça onda de despejos contra comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul.

Brasil: Parecer da AGU provoca onda de despejos, morte e desesperança para indígenas Guarani Kaiowá e Terena no MS

Marcondes Namblá

O ano de 2018 tem início com uma notícia brutal. Nas primeiras horas do ano novo, o professor Marcondes Namblá, do povo Xokleng, foi espancado a pauladas no município de Penha, litoral de Santa Catarina.

Brasil: Assassinato de liderança indígena Marcondes Namblá é trágico início para 2018

Tierra, territorio y bienes comunes

Populações ancestrais de ribeirinhos, quilombolas, povos indígenas, comunidades tradicionais de “Fechos de Pasto” têm enfrentado todo o tipo de violência para defender seu território, a água, o cerrado, a vida e sua própria existência.

Video - Brasil: A Sede do Capital (A luta pela água no oeste da Bahia)

Por MPA