Brasil

sergio gorgen

"Em entrevista ao Sul21, Frei Sérgio fala sobre a origem e a situação atual desse modelo que segue dominante no campo brasileiro. Ele também aponta os desafios dos movimentos sociais do campo diante da atual conjuntura, destacando a importância estratégica do campesinato para a sobrevivência de toda a humanidade."

‘É estratégico para a humanidade o campesinato continuar vivo’: Frei Sérgio Gorgen

imagem-site_colagens_750x400-2

Timóteo Verá Tupã Popygua: “Antes da chegada dos juruá [homem branco], 100% das terras eram indígenas, e o que foi chamado de Brasil pelos não-indígenas nos tomou tudo isso. Não queremos terras para explorar. Só queremos manter nossa cultura, nossa forma de vida. O governo não pode atuar contra os povos indígenas. O Brasil deve se desenvolver, mas não às nossas custas”

‘Índios habitam o Brasil desde antes do Brasil’, diz autor guarani sobre tese do marco temporal

Brasilia

Por oito votos a zero, ministros rejeitam ação do governo de Mato Grosso que negava ocupação tradicional indígena e pedia indenizações.

Brasil: Vitória indígena no STF

Extractivismo

Com níveis recordes de desmatamento na Amazônia, após a queda do governo democrático, em maio de 2016, o Brasil amarga, agora, uma nova marca. O cerrado acumulou 1,9 milhão de hectares desmatados entre agosto de 2013 a julho de 2015, o equivalente a 1,7% da vegetação nativa remanescente. Apenas em 2015, uma área de 9.483 km² do cerrado brasileiro foi devastada.

Biomas inteiros são devastados no Brasil, segundo pesquisadores

MPA Avança Nas Experiências De Produção Camponesa No Sergipe

Durante um mês, de 11 de agosto a 11 de setembro de 2017, os camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Sergipe, por meio do coletivo de produção está organizando um mutirão com “Brigada da Terra”. Entre os objetivos está o de dar sequência as atividades de estruturação da produção na UPC – Unidade de Produção Camponesa do Movimento, que está localizada no Assentamento Califórnia, no Município de Canindé do São Francisco – SE.

Brasil: MPA avança nas experiências de produção camponesa no Sergipe

Por MPA
manifestacao_cruz_foto_pedro_franca_agencia_senado

"A rota da violência no campo no estado de Mato Grosso entre 1985 e abril de 2017, transita do trabalho escravo a vítimas fatais. Resultou em 136 mortes, em 46 dos 141 municípios, e 87 tentativas de assassinato, como destaca levantamento feito pela Comissão da Pastoral da Terra(CPT). Entre as vítimas, estão principalmente camponeses, posseiros, assentados, lideranças religiosas e sindicais, indígenas e quilombolas."

Brasil: As diferentes facetas do retrato da violência no campo em Mato Grosso

Tierra, territorio y bienes comunes

A Suprema Corte do Brasil emitirá uma sentença histórica que pode ser o golpe mais contundente contra os direitos territoriais indígenas, desde os tempos da ditadura militar.

Brasil: Uma bomba contra os indígenas. Sentença histórica decidirá o seu futuro