Brasil

huerta1

Conduzido em sua maioria por mulheres, a experiência comprova que a Reforma Agrária dá certo e que a população do campo e da cidade só tem a ganhar.

Hortas orgânicas: mais que alternativa, um modo de vida de assentadas da Reforma Agrária

“Estamos entrando numa nova fase de conflito en função das políticas da Economia Verde”

No dia 29 de setembro, na Assembléia Legislativa do Acre, em Rio Branco, a Plataforma de Direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais (Dhesca) apresentou o relatório “Economia Verde, Povos das Florestas e Territórios: violações de direitos no Estado do Acre”, que resulta de uma missão realizada por esta rede de mais de 40 organizações realizada no fim de 2013 para investigar denúncias de violações de direitos resultantes de políticas de economia verde nesse Estado.

Audio - “Estamos entrando numa nova fase de conflito en função das políticas da Economia Verde”

terminator

"A bancada ruralista avalia que chegou o momento de enfiar goela abaixo da população os pontos mais nocivos da pauta dos capitais do agronegócio para os quais militam diuturnamente... Trata-se da terceira tentativa dos ruralistas, afora iniciativa similar do ex-deputado Cândido Vacarezza, de introduzir, no Brasil, a semente “terminator”. Consta que, em todos os casos, as proposições foram formuladas por funcionários da Monsanto."

Ruralistas tentam aprovar sementes estéreis

Pueblos indígenas

“Entendemos que a única saída para essa série de ataques é a construção de uma unidade histórica entre todos os povos indígenas do Brasil, numa perspectiva autonômica, independente, pautada em nossa cosmovisão, princípios e práticas que negam tanto o individualismo que nos impede de ver além de nos mesmos, quanto a deformada e forçada concepção coletivizadora, que nos engessa, negando a possibilidade da diversidade e pluralidade. Em contraposição ao universo, apresentamos o multiverso, a construção do bem viver.”

Carta dos Povos Indígenas participantes do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia

Movimientos campesinos

Frente a la supresión de las escuelas rurales por millares, cada escuela cerrada significará una ocupación de una sede municipal.

El Movimiento de los Sin Tierra y la coyuntura política en el Brasil

Crisis capitalista / Alternativas de los pueblos

El Movimiento de los Pequeños Agricultores (MPA) realiza su I Congreso Nacional del 12 al 16 de octubre en el Pabellón Vera Cruz, en São Bernardo do Campo – Sao Paulo, el cual es un sitio histórico de las luchas obreras.

Brasil: Movimiento de Pequeños Agricultores realiza su I Congreso Nacional en Sao Paulo

Tierra, territorio y bienes comunes

A ocupação que começou com 200 pessoas, hoje, 19 dias depois, já conta com 4 mil Sem Terra.

Brasil: Quatro mil Sem Terra ocupam Fazenda Santa Helena, em Goiás

Crisis capitalista / Alternativas de los pueblos

Entre los días 25 al 29 de noviembre, 200 abogados y abogadas se reunirán en Brasilia para conmemorar los 20 años de la Red Nacional de Abogadas y Abogados Populares.

Brasil: 20 años de la Red Nacional de Abogados y Abogadas Populares