Brasil

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Entre as reivindicações para enfrentar problemas dessa gravidade, exigindo solução inadiável, por sua própria natureza, a declaração de Irati elenca uma série de providências todas elas ligadas a direitos sociais dos camponeses dedicados a agroecologia, ameaçados ou até já violados", escreve Jacques Távora Alfonsin.

Brasil: Jacques Távora Alfonsin, "A agroecologia condena o nosso modelo econômico de tratar a terra"

salvador

Até o momento, 18 estados mais a capital federal estão mobilizados contra os ajustes fiscais do governo federal.

Brasil: Sem Terra ocupam 13 sedes do Ministério da Fazenda contra cortes na Reforma Agrária

unnamed

O V Seminário Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar está sendo realizado na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, Rio Grande do Sul. O encontro que é realizado anualmente, tem por objetivo debater a relação de interdependência entre a Agrobiodiversidade e a Segurança Alimentar e nesta edição, conta com a participação e contribuição do Movimento do Pequenos Agricultores (MPA).

Brasil: V Seminario Agrobiodiversidade e Seguranca Alimentar tem contribuicao do MPA

Por MPA
Tierra, territorio y bienes comunes

A mídia está divulgando neste 3 de agosto, a movimentação do MST, ocupando prédios públicos em vários Estados da Federação. Qual a motivação explicativa ou justificativa desse tipo de protesto?

Brasil: A ocupação de terras e prédios públicos tem apoio na lei

Tierra, territorio y bienes comunes

Além da grilagem de terras públicas, a empresa também é denunciada por envolvimento com danos ambientais, trabalhistas e sociais.

Sem Terra ocupam fazenda grilada pela Cutrale em São Paulo

Tierra, territorio y bienes comunes

La CPT señala que los campesinos sin tierra son los principales víctimas. Los proyectos de infraestructura y la falta de compromiso del gobierno con la democratización de la tierra motivan conflictos.

Brasil: Conflictos en el campo resultan en 23 asesinatos por año, apunta CPT

conferencia financieriz

Con la urgente necesidad del sistema financiero de crear más fuentes de renta (divisas), es posible decir que la “nueva casa de la moneda”. La naturaleza pasa a ser vista como proveedora de servicios ambientales sujetos a precios. Contraria a esta tendencia de monetarizar la naturaleza hay resistencias y una manifestación de ello sucederá del 24 al 27 de agosto, en Belém do Pará, Brasil.

Primer boletín informativo de la Conferencia sobre Financiarización de la Naturaleza

19630886654_3e344197eb_b

Os Sem Terra denunciam a paralisação da Reforma Agrária no país com a realização de uma segunda Jornada de Lutas contra o ajuste fiscal do Governo Federal.

Brasil: MST ocupa Ministérios da Fazenda por todo país contra cortes na Reforma Agrária