Brasil

Sem-título1-600x398

“A luta nossa, menina, tem sido pesada demais”, descreve o pescador Ademar Leôncio, que em seguida passa a palavra para a lavadeira Jovecília de Jesus continuar a história. Sentados em uma mesa da casa do extrator de pedra e areia Reinaldo Oliveira, o Reinaldão, os três contam como foi a chegada da hidrelétrica de Itapebi, em Salto da Divisa, Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.”

A arte de ignorar a natureza

amazonas

Usina de Teles Pires descumpriu plano ambiental e alagou o reservatório com árvores dentro. Decomposição deve emitir grande quantidade de metano, gás do efeito estufa.

Brasil: Amazônia apodrece em lagos de novas hidrelétricas

19986400479_6c39fa53d2_b

A concentração desequilibrada de terras está na raiz da história brasileira. O antigo latifúndio, responsável pelas extensas propriedades rurais, "se renovou e hoje gerencia um moderno sistema chamado agronegócio", constata Inácio Werner, em entrevista concedida à IHU.

Do latifúndio ao agronegócio. A concentração de terras no Brasi: Inácio Werner

Salud

Há farta produção científica e acadêmica indicando a correlação entre a exposição a agrotóxicos e o surgimento de doenças crônicas.

Brasil: Agrotóxicos, ¿quem deve decidir seu uso?

Transgénicos

Especialistas da área jurídica e científica analisam o processo de liberação de organismos geneticamente modificados no Brasil, denunciando possível influência de empresas produtoras.

Da Biotecnologia até a sua mesa: o obscuro caminho dos transgênicos

Megaproyectos

É um método requintado, aprimorado durante a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo, que atinge quase 40 mil pessoas em uma população original de 100 mil, caso da cidade de Altamira. São oito mil casas destruídas, sendo que cinco mil já foram abaixo.

Brasil - Belo Monte: Modelo para aniquilar os povos tradicionais

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Em 2014 haviam sido 20 assassinatos no primeiro semestre. Em 2015 foram registrados 23, sendo que desse total somente um não foi na Amazônia.

Brasil: CPT registra 23 mortes no campo somente no primeiro semestre de 2015

Por CPT
b1

“Temos que manter a conscientização, a rebeldia, a desobediência e a conspiração para enfrentar o agronegócio", declamou José Maria Tardim.

Jornada de agroecologia afirma urgência de um novo projeto de agricultura para o campo brasileiro