Brasil

19986400479_6c39fa53d2_b

A concentração desequilibrada de terras está na raiz da história brasileira. O antigo latifúndio, responsável pelas extensas propriedades rurais, "se renovou e hoje gerencia um moderno sistema chamado agronegócio", constata Inácio Werner, em entrevista concedida à IHU.

Do latifúndio ao agronegócio. A concentração de terras no Brasi: Inácio Werner

Salud

Há farta produção científica e acadêmica indicando a correlação entre a exposição a agrotóxicos e o surgimento de doenças crônicas.

Brasil: Agrotóxicos, ¿quem deve decidir seu uso?

Transgénicos

Especialistas da área jurídica e científica analisam o processo de liberação de organismos geneticamente modificados no Brasil, denunciando possível influência de empresas produtoras.

Da Biotecnologia até a sua mesa: o obscuro caminho dos transgênicos

Megaproyectos

É um método requintado, aprimorado durante a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo, que atinge quase 40 mil pessoas em uma população original de 100 mil, caso da cidade de Altamira. São oito mil casas destruídas, sendo que cinco mil já foram abaixo.

Brasil - Belo Monte: Modelo para aniquilar os povos tradicionais

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Em 2014 haviam sido 20 assassinatos no primeiro semestre. Em 2015 foram registrados 23, sendo que desse total somente um não foi na Amazônia.

Brasil: CPT registra 23 mortes no campo somente no primeiro semestre de 2015

Por CPT
b1

“Temos que manter a conscientização, a rebeldia, a desobediência e a conspiração para enfrentar o agronegócio", declamou José Maria Tardim.

Jornada de agroecologia afirma urgência de um novo projeto de agricultura para o campo brasileiro

27a173d12a7f11772c8829beff233e94

De 2002 a 2014 se contabilizaron 477 asesinatos de líderes ambientales y sociales en Brasil, lo que lo convierte en el país más peligroso del mundo para ser activista, según información difundida por La Vía Campesina.

Audio - La crudeza de la lucha por la tierra y el medio ambiente en América Latina: el caso de Brasil

brasil

“Mais de 50% das áreas do semiárido brasileiro já ‘estão com processo de desertificação acentuado’, e cerca de 10 a 15% do território enfrenta uma situação de desertificação severa. Para se ter uma ideia, a soma das extensões de terras degradadas no Ceará, na Bahia e em Pernambuco equivale a ‘63 mil km’ de desertificação.”

Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro. Entrevista especial com Lêdo Bezerra de Sá