Brasil

Extractivismo

Em março de 2015, mais da metade (53%) da área florestal da Amazônia Legal estava coberta por nuvens, uma cobertura inferior a de março de 2014 (58%). Os Estados com maior cobertura de nuvem foram Roraima (86%), Pará(67%) e Amapá (65%). No período analisado, e sob essas condições de nuvem, foram detectados pelo SAD 58 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa um aumento de 195% em relação a março de 2014 quando o desmatamento somou 20 quilômetros quadrados.

Brasil: Desmatamento aumentou 195% em março de 2015

Por Imazon
Ciencia y conocimiento crítico

A CTNBio, como órgão do Estado brasileiro, não está descuidando de suas responsabilidades mais fundamentais, em termos da análise de risco? Podemos mesmo ficar tranquilos com o fato de que todos os estudos prévios, insuficientes no escopo e realizados em canteiros e laboratórios, não estejam sendo monitorados a campo, após a liberação comercial, quando aquelas plantas já ocupam milhões de hectares e os efeitos de escala trazem novos riscos?

Brasil: Ciência, Sociedade e a CTNBio

Sistema alimentario mundial

Motivado pelo tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde (Aprimoramento da segurança alimentar, da fazenda ao prato), o INCA lançou o documento técnico "Posicionamento público a respeito do uso de agrotóxicos" se promoveu debate com estudiosos do assunto.

Brasil: INCA lança documento e promove debate sobre os malefícios dos agrotóxicos

Pueblos indígenas

O tema do encontro foi "Fortalecer, Proteger e Unificar as lutas em Defesa dos Direitos Indígenas", e embasou o documento que ainda apresenta uma série de reivindicações relacionadas à saúde, educação e terra.

Brasil: Carta final da Assembleia do Movimento Indígena de Rondônia

Agrotóxicos

O objetivo deste documento é demarcar o posicionamento do INCA contra as atuais práticas de uso de agrotóxicos no Brasil e ressaltar seus riscos à saúde, em especial nas causas do câncer.

Brasil: Posicionamento público a respeito do uso de agrotóxicos

Agrotóxicos

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, fez ontem o mais duro ataque de um órgão do governo federal ao uso de agrotóxicos no país. O instituto recomendou a redução “progressiva e sustentada” do uso dos venenos, como maneira de diminuir o número de casos de câncer. Os pesticidas, de acordo com o instituto, contaminam “todas as fontes de recursos vitais, incluindo alimentos, solos, águas, leite materno e ar”.

Brasil: Um país envenenado

Tierra, territorio y bienes comunes

Na madrugada desta quinta-feira (16/04), cerca de 1.500 famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Guerra, com mais de 7 mil hectares, no município de Tapes, a 120 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Brasil: Sem Terra ocupam latifúndio Rio Grande do Sul

no al despojo

Los movimientos de lucha por el derecho a la tierra en Brasil viven un momento de profunda represión. Un informe divulgado por la Comisión Pastoral de la Tierra (CPT) señala que los casos de violencia contra la persona en 2014, con amenazas, intentos de asesinato y muertes de líderes del campo, crecieron en relación con 2013. Se registraron 1.286 más conflictos que el año anterior, que involucraron a un número de personas 43% mayor. Además, el número de familias desalojadas casi se duplicó el último año.

Brasil: Movimientos del campo sufren el avance de la violencia y de los desalojos