Brasil

Agua

Há uma ficção que traduz com semelhança a situação que ora vivemos. Um cientista anteviu uma catástrofe climática inevitável no filme O dia depois de amanhã. Os políticos o ignoraram, até que o pior previsto aconteceu.

A água nossa de cada dia. Entrevista com Antonio Donato Nobre

Extractivismo

Em janeiro de 2015, foram desmatados 288 km² na Amazônia Legal - aumento de 169% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando a devastação se estendeu por 107 km². O monitoramento, não oficial, foi realizado peloSistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém, no Pará.

Brasil: Desmatamento aumenta 169% na Amazônia Legal

Monocultivos forestales y agroalimentarios

A data da liberação dos plantios transgênicos do eucalipto no país está marcada: a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) pautou o tema para o dia cinco de março próximo. Com a medida, a colheita da planta para uso industrial será feita com cinco anos, aumentando os danos ambientais provocados pela monocultura.

Brasil: CTNBio vota liberação do eucalipto transgênico dia 5 próximo

Megaproyectos

"São tempos de eufemismos. E eles estão por todos os lados. Em Altamira, a palavra do momento é 'remoção'. Belo Monte, uma das maiores e mais controversas obras do Brasil atual, 'removeu' e ainda 'removerá' milhares de pessoas de suas terras e de suas casas sem que o governo federal tenha garantido à população o seu direito à assistência jurídica."

Brasil: O pescador sem rio e sem letras

Monocultivos forestales y agroalimentarios

Em artigo, o Defensor Público Wagner Giron de la Torre fala sobre a relação dos monocultivos de eucalipto com a biodiversidade. Nesta era do poder do dinheiro e da propaganda existem várias coisas que parecem ser mas não são. O monocultivo do eucalipto é uma delas: parece floresta, mas não é.

Monocultivo de eucalipto parece uma floresta, mas não é

Economía verde

“El impacto de la Bolsa Verde es que se pierden todos los derechos que los pueblos tienen como ciudadanos. Pierden todo el control del territorio. Ya no pueden plantar. Ya no pueden hacer ninguna actividad del cotidiano. Sólo reciben una plata para quedarse mirando el bosque, sin poder tocarlo. Entonces, se le saca el verdadero sentido de la vida al ser humano”.

Economía verde: Pueblos de los bosques y territorios. Violaciones de derechos en el Estado de Acre

Transgénicos

"A Abrasco vem se manifestar contrária a autorização pela Anvisa e pela SVS de utilização de mosquitos transgênicos para o controle vetorial da dengue. Propõe também que sejam criados fórum de debates públicos sobre o controle da dengue realizado por meio do mosquito transgênico, com apoio das comissões de Bioética e de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Também se posiciona para a necessidade de abertura de um debate nacional sobre a forma como a CTNBio delibera sobre temas de interesse da saúde pública e ambiental."

Brasil: Abrasco se posiciona sobre liberação de mosquitos transgênicos

Por Abrasco
Biodiversidad

Além de restrições aos direitos de povos indígenas e tradicionais, texto final permite anistia de multas de empresas que tenham cometido infrações no acesso e exploração do patrimônio genético. Presidente da Câmara usou de seu poder a favor dos interesses das grandes indústrias.

Brasil: Governo atende indústria e ruralistas atropelam votação final de PL de recursos genéticos