Brasil

bra1

O lobby do agronegócio, baseado na figura da terra produtiva, coberta de verde e alimentos foram criado em cima de falácias e dados que não condizem com a realidade. Essa foi uma lenda construída exclusivamente para beneficiar o setor que mais lucra economicamente no país. E que só este ano aumentou seu faturamento em 117%.

Pequenas propriedades têm 95,9% de produção ativa contra 3% das grandes. Brasil

Movimientos campesinos

Este pequeno texto foi elaborado para ser utilizado pelos próprios camponeses como um instrumento auxiliar no processo de estudos e debates sobre o campesinato. Dessa forma tomei a liberdade de ser sintético ao não discorrer sobre a diversidade camponesa no Brasil, assim como sobre as diferentes formas como os camponeses se relacionam com a natureza e com o capital. Centrei minha opinião apenas na relação de subalternidade do campesinato ao capital. Ademais, é meu pressuposto que os leitores conheçam de alguma forma, com maior ou menor amplitude, os camponeses do Brasil.

A superação da subalternidade camponesa ao capital

agrotox

"O agronegócio utiliza largas extensões de terras, os latifúndios, para plantar uma mesma espécie – normalmente soja, milho, algodão, eucalipto ou cana-de-açúcar. Dessa maneira, o agronegócio destrói a biodiversidade e desequilibra o ambiente natural, facilitando o surgimento de plantas, insetos ou fungos que podem destruir a plantação. Por isso, é uma agricultura dependente química: só funciona com muito veneno."

Você sabia que o agronegócio é uma forma de produzir mercadorias agrícolas que só funciona com uso de muitos agrotóxicos?

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

La invitación de la presidenta reelecta Dilma Rousseff (Partido de los Trabajadores - PT) a la senadora ruralista Katia Abreu (Partido del Movimiento Democrático Brasilero - PMDB) para asumir el Ministerio de Agricultura en su próxima gestión ha repercutido entre los movimientos sociales como la primera gran lucha del sector agrario con miras a la segunda gestión de la mandataria de Brasil. Entidades sociales y sectores del propio partido de la presidenta rechazan vehementemente el nombre de la ruralista para el cargo y presionan para que se revea la nominación.

Brasil: Nominación de ruralista para Ministerio de Agricultura genera indignación entre los movimientos sociales

b1

Está ocorrendo na Aldeia de Canabrava o II Encontro Urubá Terra, do povo da etnia Xukuru Urubá, no município de Pesqueira, Pernambuco. Esse encontro discutirá a agricultura do bem-viver como um projeto de vida, com seus princípios e valores de base ecológico-ancestral, numa luta histórica contra o etnogenocídio. Durante o evento ocorrerá a feira de sementes tradicionais. A Rel-UITA dialogou com Iran Neves Ordonio, liderança Xukuru do Orubá, formado em Agronomia, com especialização em Pesca Agrícola e mestrado em Ciência do Solo.

Brasil: O Povo Xukuru propõe uma alternativa de vida, a Agricultura do Bem-Viver

3dez

No dia 3 de dezembro militantes contra o uso de agrotóxico por todo o mundo irão tomar as ruas no Dia Internacional do Não Uso dos Agrotóxicos, organizado no Brasil pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. A campanha é uma articulação permanente entre diversos movimentos sociais, sindicais e setores de toda a sociedade civil contra o uso dos agrotóxicos.

Dia internacional de mobilização contra os agrotóxicos

Movimientos campesinos

Nesta quinta-feira (27/11), mais de 1200 Sem Terra chegaram à capital Maceió para cobrar das autoridades a punição aos mandantes e assassinos de trabalhadores Sem Terra em Alagoas, e pautar a Reforma Agrária como condição para a garantia de vida digna ao povo do campo.

Brasil: Mais de 1.200 Sem Terra chegam a Maceió para cobrar Reforma Agrária

Tierra, territorio y bienes comunes

En palabras del secretario general del CIMI, Gilberto Carvalho el gobierno de Brasil, con su estrategia colonialista en la Amazonia, que viola la Constitución y los tratados internacionales, sigue siendo arrogante cuando dice que no va a renunciar a las hidroeléctricas sobre el río Tapajós. Es la dictadura del capital sobreponiéndose a los derechos humanos de los pueblos de la Amazonia.

Brasil: La dictadura del capital se sobrepone a los derechos de los pueblos de la Amazonia

Por CIMI