Brasil: feira da Reforma Agrária anima a cidade de Maceió

Idioma Portugués
País Brasil

A capital de Alagoas vai receber a partir de amanhã (7) a 12ª edição da Feira da Reforma Agrária, realizada anualmente no bairro Prado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

A atividade, que vai até o próximo dia 11, contará com programações culturais e com uma prestação de contas à sociedade das mobilizações feitas ao longo do ano pelo movimento. Além disso, a população terá acesso a alimentos saudáveis, conhecendo experiências consolidadas na área da agroecologia e desenvolvimento rural.

 

O modelo agrícola defendido e praticado pelos agricultores que participam da Feira se baseia na superação da produção que utiliza agrotóxicos em largas parcelas de terra, os latifúndios. Os pequenos agricultores buscam plantar alimentos sadios e nutritivos, respeitando a saúde e o meio ambiente.

 

A Feira mostra a viabilidade da Reforma Agrária. A figura do atravessador, por exemplo, é eliminada. Ou seja, a pessoa compra o produto diretamente do produtor, gerando economia no bolso. Segundo informou a página do MST, o debate promovido pela iniciativa gira em torno da soberania alimentar da população.

 

Nas últimas edições da Feira da Reforma Agrária foram comercializadas, em média, 500 toneladas de produtos de assentamentos e acampamentos do MST.

Agencia Púlsar, Internet, 6-9-11

Comentarios