Brasil: marcha chega a Brasília

Por ADITAL
Idioma Portugués
País Brasil

Os 12 mil trabalhadores rurais que participam da Marcha Nacional pela Reforma Agrária chegaram a Brasília neste domingo, 15. O sem-terra caminham desde o dia 2 de maio, quando partiram da cidade de Goiânia, a 270 quilômetros da Capital Federal, para pedir ao governo brasileiro o cumprimento da promessa de assentamento de 400 mil famílias até o final de 2006

Adital -Os sem-terra estão alojados no Estádio Mané Garrincha, desde a manhã de hoje. Amanhã, 17, na Esplanada dos Ministérios, os trabalhadores rurais promovem uma grande manifestação pela reforma agrária.

Eles também vão entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo uma carta com reivindicações dos movimentos sociais do país.

Entre estas reivindicações, estão mudanças na política econômica do governo e a federalização do julgamento dos crimes ocorridos no campo.

O governo brasileiro não está cumprindo as metas de assentamento do Plano Nacional de Reforma Agrária. Em 2004, deveriam ter sido assentadas 115 mil famílias, mas o resultado ficou bem abaixo: apenas 81 mil famílias foram assentadas.

A verba direcionada para a compra de terras (R$ 948 milhões) também ficou aquém do previsto no Plano, R$ 1,4 bilhão. João Paulo Rodrigues, da Coordenação do MST, aponta a falta de recursos e de vontade política como os dois principais empecilhos para o assentamento de famílias.

"Achamos que o Estado brasileiro tem condições de fazer um programa de assentamento e atender as metas com tranqüilidade.Porém, primeiro tem que ter uma quantidade de recursos disponível para o Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) e para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que eles possam fazer esses assentamentos. E vontade política, tanto do Congresso, do presidente Lula, do ministro Miguel Rossetto e um certo apoio da sociedade para que de fato o governo possa atender essa demanda", disse João Paulo em entrevista à imprensa brasileira.

Adital, Internet, 16-5-05

Comentarios