Brasil: programa valoriza agricultura familiar e fortalece economias locais

Idioma Portugués
País Brasil

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma conquista dos movimentos sociais concretizada como política pública, inclui mais de 204 mil agricultores familiares no país.

No PAA, os camponeses vendem sua produção por um preço justo, de acordo com o valor do alimento cotado no mercado na região. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento do Governo Federal (Conab), aproximadamente 1 milhão de pessoas devem receber produtos do programa em 2012.

 

A agricultora Maria de Fátima, moradora do município de Otacílio Costa, em Santa Catarina, participa do PAA por meio de uma associação de agricultores. Ela explica que a comercialização se dá por meio destas organizações, que primam pela qualidade e regularidade da produção de alimentos.

 

A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, destaca que o PAA possibilita que novos produtores consigam comercializar seus produtos, o que fortalece a economia local. Outro avanço apontado é o estímulo à transição agroecológica, a fim de produzir alimentos sem agrotóxicos.

 

Saiba mais nesta reportagem.

 

Púlsar Brasil, Internet, 16-5-12

Comentarios