Monsanto comprará empresa de sementes por US$ 1 bilhão

Idioma Portugués

KANSAS CITY, Estados Unidos, 24 de janeiro (Reuters) - A companhia agrícola Monsanto informou nesta segunda-feira que vai comprar a produtora de sementes de frutas e hortaliças Seminis Inc. por cerca de 1 bilhão de dólares

O negócio quer tirar proveito da tendência de crescimento de alimentação mais saudável e reforça a linha de sementes da Monsanto. A Monsanto também vai assumir cerca de 400 milhões de dólares em dívidas e fazer um pagamento, até o fim do ano fiscal de 2007, de até 125 milhões de dólares baseado no desempenho.

Líder no desenvolvimento de grãos transgênicos, a Monsanto disse que modificações genéticas nos produtos da Seminis como frutas e vegetais são uma opção no longo prazo.

A Seminis fornece mais de 3.500 variedades de sementes para produtores comerciais, comerciantes, distribuidores e atacadistas de frutas e vegetais.

No Brasil, a Seminis detém mais de 30 por cento do mercado de sementes de hortaliças, com duas estações experimentais --em Paulínia (SP) e Carandaí (MG)-- e uma unidade de processamento de sementes em Igarapé (MG), segundo informações do site da empresa na Internet.

O presidente da Monsanto, Hugh Grant, afirmou em um comunicado que a empresa estava "posicionada de maneira única" a permitir que a Monsanto aproveite a tendência de dietas mais saudáveis.

A Monsanto vem transferindo o foco dos negócios da altamente competitiva área de herbicidas químicos para a de sementes, onde tem registrado crescimento forte.

A Seminis vai operar como uma subsidiária da Monsanto.

Agência Reuters, Internet, 24-1-05