Mulheres querem ser ouvidas nas negociações sobre Biodiversidade

Idioma Portugués

As mulheres são responsáveis pela produção de 80% da comida nos países subdesenvolvidos. Apesar disso, ONGs denunciam que o ponto de vista das mulheres não têm sido levado em consideração nas decisões sobre agricultura e meio ambiente

Organizações que fazem parte da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) afirmaram em conferência de imprensa hoje (25/10) que a igualdade entre homens e mulheres é fundamental para a conservação da vida. O evento aconteceu paralelamente as negociações da 10ª Convenção das Parte sobre Diversidade Biológica realizada em Nagóia, no Japão.

Loreen Gubitana, diretora da VIDS-DRS, do Suriname, falou da importância das mulheres para a agricultura do seu país lembrando o papel das mulheres para garantir a alimentação no mundo.

Camila Moreno, da NAT – Amigos da Terra Brasil, comentou a preocupação das camponesas brasileiras com assuntos como o crescimento da monocultura, a falta de reforma agrária e a invação dos transgênicos.

Ela lembrou que as mulheres além de agricultoras são detentoras de conhecimento tradicional. Isso torna as mulheres importantes para a conservação da biodiversidade e por isso elas deveriam ser mais ouvidas.

Sobre os desafios do tema dentro dos debates da Convenção de Diversidade Biológica, se destacou a necessidade de incluir a perspectiva de gênero em pagamentos por serviço ambiental, já que as mulheres já atuam nessas áreas quando preservam a água ou as florestas.

Púlsar Brasil, Internet, 25-10-10