Comissão Pastoral da Terra

No intuito de promover o etanol brasileiro, vendendo a imagem de sua imaculada sustentabilidade, o Ministério brasileiro das Relações Exteriores convocou para os dias 17 a 21 de novembro uma Conferência Internacional intitulada “Biocombustíveis como vetor do Desenvolvimento Sustentável”. Na oportunidade, o subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Itamaraty, coordenador do evento, embaixador André Amado, acaba de rejeitar em bloco qualquer alegação de existência de trabalho escravo no setor de produção de açúcar e álcool. Disse-se “um pouco indignado” pela campanha de “denegrimento” (sic) que visaria o setor com base em denúncias infundadas e confusões conceituais cuja origem não chegou a detalhar.

Brasil: Etanol e trabalho escravo: aonde o governo brasileiro quer chegar?

Resultado de um acompanhamento desenvolvido ao longo de três anos sobre a expansão do monocultivo na região, um relatório desenvolvido pela CPT (Comissão Pastoral da Terra) mostra como o acirramento de conflitos, da extinção de comunidades indígenas e da devastação do meio ambiente está ligado também ao avanço da soja.

Brasil: CPT divulga relatório sobre impactos da soja no Pará

"Desde março de 2006, a CPT acompanha a situação dramática do Povo das “Ilhas de Sirinhaém”. 51 das 53 famílias já foram expulsas das ilhas onde moravam e tiravam seu sustento durante gerações. Foram expulsas pela Usina Trapiche que está localizada no mesmo município de Sirinhaém... A equipe da CPT viu uma placa-"outdoor" da Usina Trapiche levando o observador a crer que a Usina tem o apoio da Conservation International"

Brasil: carta da CPT à Conservation International

El actual modelo de producción de bio-energía se fundamenta en los mismos factores que desde siempre causaron la opresión de nuestros pueblos: apropiación de la tierra, de los bienes naturales y de la fuerza de trabajo

Tanques llenos a costa de estómagos vacíos

No dia 11 de abril, 500 famílias de sem-terras, cerca de 2000 pessoas foram despejadas do acampamento Quilombo dos Palmares, montado na fazenda Santa Tereza entre os municípios de Paranapoema e Jardim Olinda, no Paraná

Brasil: cerca de 2000 sem-terras são despejados de acampamento no noroeste do Estado do Paraná