Comissão Pastoral da Terra

Foto: Helenna Castro -CPT-BA

Nós, juventudes camponesas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e periféricas, reunidas na missão profética da Comissão Pastoral da Terra (CPT), elevamos nossa voz, marcada pela dor, pela memória e pela esperança, para denunciar as estruturas que seguem ceifando a vida da juventude brasileira.

Carta Profética das Juventudes da CPT

Conflitos no campo Brasil 2024

Os últimos anos têm apresentado recordes no número de registros de Conflitos no Campo no Brasil desde o início da publicação, em 1985. Apesar da pequena queda em 2024, em relação a 2023, o ano passado ainda apresenta o 2º maior número de conflitos na história do registro da CPT.

Conflitos no campo Brasil 2024

Mais de 160 mil pessoas assinam carta ao STF contra o Marco Temporal e pedindo proteção dos direitos indígenas

Inicialmente assinada por artistas, juristas e acadêmicos, a carta pede ao STF que diga não ao marco temporal no julgamento decisivo previsto para iniciar nesta quarta (30).

Mais de 160 mil pessoas assinam carta ao STF contra o Marco Temporal e pedindo proteção dos direitos indígenas

Práticas Agroecológicas: saberes e fazeres da agricultura camponesa

Apresentamos a cartilha Práticas Agroecológicas: saberes e fazeres da agricultura camponesa, construída com o desdobramento dos trabalhos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Goiás em parceria, nesta edição, com o Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo (GWATÁ) da Universidade Estadual de Goiás/Campus Cora Coralina, em um trabalho de campo e na pesquisa de um modelo agroecológico possível, resgatando os saberes milenares dos agricultores camponeses/as.

Práticas Agroecológicas: saberes e fazeres da agricultura camponesa

A violência e grilagem de terras no Estado do Piauí

A Comissão Pastoral da Terra – Regional Piauí, ao tempo em que denuncia a grilagem de terra e a violência no campo no estado do Piauí, repudia essa prática e torna público mais um caso desumano, arbitrário e de irregularidade ao direito à terra e ao território.

A violência e grilagem de terras no Estado do Piauí

Camponês sofre emboscada e é baleado no Engenho Fervedouro, em Jaqueira (PE)

O agricultor Edeilson Alexandre Fernandes da Silva sofreu uma emboscada e foi atingido por sete tiros por volta das 18h00 de ontem, 16 de julho, quando saia de sua casa, na comunidade do Engenho Fervedouro em direção à sede do município de Jaqueira (PE).

Camponês sofre emboscada e é baleado no Engenho Fervedouro, em Jaqueira (PE)

- Foto por CPT.

Durante a visita à aldeia Açaizal, Território Munduruku do Planalto, a equipe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) foi interpelada de forma intimidatória e ameaçadora por representantes dos produtores de soja do Planalto Santareno, que tentaram impedir a realização da reunião com o povo indígena e expulsar o comissariado da região. 

Produtores de soja agem com truculência e tentam impedir comissariado de realizar reunião com comunidade indígena durante visita da CIDH a Santarém...

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

De acordo com dados parciais da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram 65 pessoas assassinadas em conflitos no campo no ano de 2017, muitos com requintes de crueldade. Esse índice confere ao Brasil o infeliz título de País mais violento para as populações camponesas no mundo.

Brasil: Comissão Pastoral da Terra (CPT) registra 65 pessoas assassinadas em conflitos no campo em 2017