Comissão Pastoral da Terra

Mais de 160 mil pessoas assinam carta ao STF contra o Marco Temporal e pedindo proteção dos direitos indígenas

Inicialmente assinada por artistas, juristas e acadêmicos, a carta pede ao STF que diga não ao marco temporal no julgamento decisivo previsto para iniciar nesta quarta (30).

Mais de 160 mil pessoas assinam carta ao STF contra o Marco Temporal e pedindo proteção dos direitos indígenas

Práticas Agroecológicas: saberes e fazeres da agricultura camponesa

Apresentamos a cartilha Práticas Agroecológicas: saberes e fazeres da agricultura camponesa, construída com o desdobramento dos trabalhos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Goiás em parceria, nesta edição, com o Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo (GWATÁ) da Universidade Estadual de Goiás/Campus Cora Coralina, em um trabalho de campo e na pesquisa de um modelo agroecológico possível, resgatando os saberes milenares dos agricultores camponeses/as.

Práticas Agroecológicas: saberes e fazeres da agricultura camponesa

A violência e grilagem de terras no Estado do Piauí

A Comissão Pastoral da Terra – Regional Piauí, ao tempo em que denuncia a grilagem de terra e a violência no campo no estado do Piauí, repudia essa prática e torna público mais um caso desumano, arbitrário e de irregularidade ao direito à terra e ao território.

A violência e grilagem de terras no Estado do Piauí

Camponês sofre emboscada e é baleado no Engenho Fervedouro, em Jaqueira (PE)

O agricultor Edeilson Alexandre Fernandes da Silva sofreu uma emboscada e foi atingido por sete tiros por volta das 18h00 de ontem, 16 de julho, quando saia de sua casa, na comunidade do Engenho Fervedouro em direção à sede do município de Jaqueira (PE).

Camponês sofre emboscada e é baleado no Engenho Fervedouro, em Jaqueira (PE)

- Foto por CPT.

Durante a visita à aldeia Açaizal, Território Munduruku do Planalto, a equipe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) foi interpelada de forma intimidatória e ameaçadora por representantes dos produtores de soja do Planalto Santareno, que tentaram impedir a realização da reunião com o povo indígena e expulsar o comissariado da região. 

Produtores de soja agem com truculência e tentam impedir comissariado de realizar reunião com comunidade indígena durante visita da CIDH a Santarém...

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

De acordo com dados parciais da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram 65 pessoas assassinadas em conflitos no campo no ano de 2017, muitos com requintes de crueldade. Esse índice confere ao Brasil o infeliz título de País mais violento para as populações camponesas no mundo.

Brasil: Comissão Pastoral da Terra (CPT) registra 65 pessoas assassinadas em conflitos no campo em 2017

Correntina

Cerca de dez mil pessoas foram às ruas de Correntina, no oeste baiano, na manhã do último sábado (11), para denunciar o baixo nível do rio Arrojado em consequência do intenso desmatamento, e do uso abusivo das águas, sobretudo pelas empresas do agronegócio, e das mudanças climáticas.

Brasil: Milhares de pessoas protestam em Correntina (BA) em defesa das águas e do Cerrado

el agua es nuestra

A mineradora Canadense Yamana Gold, antes Capathion Gold, faz de tudo pra sugar a água do semi-árido Norte Mineiro para levar o ouro de helicóptero para fora de Riacho dos Machados. Anunciado pelos movimentos e alguns técnicos da região, não existe água suficiente para a mineração de ouro no local da mina. Mesmo assim o COPAM e a SUPRAM, sempre seguindo a orientação dos grandes projetos e empresas, licenciaram a obra.

Brasil: A guerra da água no norte de Minas: água para o ouro, ¡sede para o povo!