EcoDebate

Energia eólica offshore ameaça biodiversidade marinha, alerta estudo

Em um estudo, publicado no Journal of Environmental Management, pesquisadores apresentaram os primeiros mapas globais de risco que combinam a dinâmica das cadeias alimentares marinhas com o potencial eólico, revelando uma preocupante sobreposição entre áreas ideais para parques eólicos offshore e zonas cruciais de alimentação para aves marinhas e mamíferos.

Energia eólica offshore ameaça biodiversidade marinha, alerta estudo

- Data Center Frontier

A IA será o fator mais significativo desse aumento, com a demanda de eletricidade de data centers otimizados para IA projetada para mais do que quadruplicar até 2030.

Consumo de energia dos data centers deve dobrar até 2030

Reciclagem global de plástico não passa de 9,5%

Apenas 9,5% do plástico produzido em 2022 foi reciclado. Estudo revela alta incineração e consumo desigual entre EUA, China e demais regiões.

Reciclagem global de plástico não passa de 9,5%

Mudança climática no Ártico aumenta risco de novas pandemias

Um estudo internacional publicado recentemente na revista científica Science of the Total Environment alerta para um novo perigo decorrente das mudanças climáticas: o  derretimento do gelo ártico está criando condições ideais para a propagação de doenças infecciosas e liberando micróbios anteriormente congelados, alguns dos quais podem ter potencial pandêmico.

Mudança climática no Ártico aumenta risco de novas pandemias

O programa Hortas Cariocas, da prefeitura do Rio de Janeiro, produz 70 toneladas/ano em alimentos orgânicos biofortificados, entre frutas, verduras e legumes. Foto: Marco Antonio Rezende / Prefeitura do Rio

Em um mundo cada vez mais urbanizado, onde o acesso a alimentos frescos e nutritivos se torna um desafio crescente, a agricultura urbana surge como uma alternativa promissora para garantir a segurança alimentar das populações nas grandes cidades.

Importância da agricultura urbana para a segurança alimentar nas cidades

Foto: AFP

Sem reduções imediatas e profundas de emissões em todos os setores, limitar o aquecimento global a 1,5°C está fora de alcance.

Alerta do IPCC: Limitar o aquecimento global a 1,5°C pode ficar fora de alcance

Incêndios florestais devastam o solo e aquecem o planeta

A temporada de incêndios florestais de 2021 quebrou recordes em todo o mundo, deixando terras carbonizadas da Califórnia à Sibéria. O risco de incêndio está crescendo, e um relatório publicado pela ONU no mês passado alertou que os incêndios florestais estão a caminho de aumentar 50% até 2050.

Incêndios florestais devastam o solo e aquecem o planeta

Desmatamento na Amazônia Legal, Estado do Mato Grosso, imagem de 2021. Foto: Kamikia Kisedje/WWF-Brasil

O aumento do desmatamento e da conversão de matas nativas, especialmente para a produção de soja e a pecuária, tem reduzido o habitat da maioria das espécies da Amazônia e do Cerrado.

Avanço da agropecuária no Cerrado e na Amazônia reduz a biodiversidade