Audiência Final Tribunal Permanente dos Povos (TPP) em Defesa dos Territórios do Cerrado

Idioma Portugués
País Brasil

Racismo fundiário e ambiental provocados por violações e ameaças ao direito à posse e propriedade da terra/território e ao direito à autodeterminação.

8 a 10/07. Formato híbrido (presencial e virtual)

A Audiência Final abordará as dimensões de terra e território no Cerrado. As denúncias estarão centradas nos processos de desmatamento e grilagem de imensas porções de terras públicas e a imposição de grandes projetos de “desenvolvimento”, ao mesmo tempo em que não avançam processos de titulação de terras indígenas e territórios quilombolas e tradicionais da região, como processos provocadores do racismo fundiário e ambiental para os povos, contribuindo em razão de sua sistematicidade (geográfica e temporal) para o ecocídio do Cerrado e ameaça de genocídio cultural dos povos do Cerrado. Entendemos a terra-território como condensador dos direitos dos povos do Cerrado e afirmamos que o território é imprescindível para a garantia de justiça hídrica, soberania alimentar e sociobiodiversidade!

Teremos os depoimentos e testemunhos de representantes e assessores/as dos casos, articulados com a fala de relatores/as de acusação sobre a sistematização dessas denúncias em escala de Cerrado, e um espaço para que os agentes públicos e privados, acusados no âmbito deste Tribunal, possam se manifestar se assim quiserem.

No último dia da Audiência, o júri pronunciará uma primeira manifestação pública que evidencia alguns dos elementos do veredito final.

Acusação Final

Após quase um ano de seu lançamento no Brasil, em 10 de setembro de 2021, o Tribunal Permanente dos Povos (TPP) em Defesa dos Territórios do Cerrado está prestes a realizar sua terceira e última audiência, durante a qual será apresentado o veredito do júri. Entre os dias 8 e 10 de julho, na cidade de Goiânia (GO), o evento será realizado de maneira híbrida, em formato presencial e virtual, com transmissão pelas redes da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado.

A Coletiva de imprensa para apresentação pública do veredito final do júri do Tribunal dos Povos do Cerrado acontecerá dia 11 de julho, na cidade de Goiânia (GO), das 8:30 às 10:00 (horário de Brasília), também em formato híbrido (presencial e virtual).

Participação virtual - Audiência Final do TPP do Cerrado

Fonte: Tribunal do Cerrado

Temas: Acaparamiento de tierras, Privatización de la naturaleza y la vida, Pueblos indígenas

Comentarios