Diálogos transdisciplinares em agroecologia: projeto Café com Agroecologia

O livro “Diálogos Transdisciplinares em Agroecologia: Projeto Café com Agroecologia” conta parte das rodas de conversa do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), intitulado “Café com Agroecologia”, no intervalo dos anos de 2015 a 2018.

O Café com Agroecologia surgiu de modo espontâneo, na tentativa de formalizar os diálogos que ocorriam em diversos espaços, dos formais aos mais informais, de modo especial entre os pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA) da UFV. Assim, foi implementado um projeto de extensão, com a iniciativa de egressos, discentes e docentes, sem restringir a participação de outros colaboradores. A PPGA abraçou a iniciativa e formalizou o registro, com o livre acesso ao público, buscando construir uma atmosfera agradável e problematizadora para assuntos inter e transdisciplinares, com a divulgação e valorização da Agroecologia.

O referido projeto possui registro no RAEX - Registro de Atividades de Extensão (no PRJ-272/2015) da UFV. O primeiro passo formal foi dado em dezembro de 2014, após um encontro para o (com)partilhamento de propostas e o planejamento das atividades do primeiro ano. O evento inicial aberto ao público ocorreu em janeiro de 2015 e se mantém numerado em sequência, por meio de temáticas mensais, que normalmente ocorrem na última quinta-feira do mês. Contempla assuntos que envolvem diversas áreas do saber, incluindo aqueles provenientes dos conhecimentos de ¿agricultores, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós- graduação, mulheres, jovens, idosos, dentre outros.

Os encontros são iniciados com a fala do convidado/palestrante sobre uma temática, por cerca de 30 minutos. Em seguida, perguntas e questionamentos são feitas pelos participantes ao facilitador. Em meio a dinâmica ocorre a degustação de alimentos e bebidas diversas, provenientes da agricultura familiar, o que permite maior aproximação dos organizadores com agricultores familiares do município de Viçosa, MG. A maior parte da aquisição de alimentos é proveniente do Quintal solidário (feira de agricultores familiares), idealizado pela Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV), visando valorizar produtos locais e consumo consciente.

A dinâmica dos diálogos permite, que os participantes sejam atores no processo de debate e troca de experiências, além de ouvir a experiência do convidado/palestrante. O objetivo central dos encontros e discussões consistem em compartilhar diversas experiências, a partir de temas propostos para cada encontro. A roda de conversa possui formato circular, de modo a facilitar e incentivar a dinâmica das conversas de forma mais participativa, com plena liberdade de falar e ouvir a fala do outro, concordar e discordar.

Por isso, ao longo do tempo o Café com Agroecologia tem adotado um instrumento metodológico participativo, que favorece a construção coletiva do saber, da reflexão e do diálogo formal e informal, bem como tem buscado equilibrar a seriedade dos temas com humor, com razão e emoção e, que tem triunfado na trindade entre a arte, ciência e filosofia, bem como entre o ensino, pesquisa e extensão. Em razão de ser um ambiente diverso e plural, os encontros são únicos e ricos culturalmente, com articulações nos conhecimentos empíricos, científicos e populares.

O planejamento e organização dos eventos e os diálogos em si, ocorrem numa perspectiva horizontal, sem hierarquização dos saberes, com respeito mútuo, características fundamentais na socialização das experiências e na construção do pluralismo de ideias. Assim, o ambiente propicia a inserção social, aproxima pessoas para compartilhar suas experiências de vida e o acolhimento dos “calouros” do PPGA.

Este caminho de diálogos transdisciplinares criado pelo projeto, possibilitou a elaboração deste material, abarcando em especial as três linhas de pesquisa do PPGA, sendo elas: 1) Manejo de Agroecossistemas Tropicais (MAT), que visa ampliar o conhecimento científico e desenvolver pesquisas e tecnologias de métodos e processos biológicos e ecológicos envolvidos no manejo dos agroecossistemas; 2) Sistemas Agroalimentares de Agricultores Familiares (SAA), que busca estudar as relações de produção e consumo de alimentos, bem como aspectos relacionados à soberania e a segurança alimentar e nutricional e 3) Processos Físicos, Biogeoquímicos e Dinâmica de Recursos em Agroecossistemas (PRA), que objetiva estudar os componentes bióticos e abióticos de agroecossistemas e suas relações com sistemas naturais na produção de bens e serviços ecossistêmicos.

Nesse sentido, esse material se caracteriza como um potencializador de reflexões e engajamento, ao longo de seus trinta capítulos, que abrangem diversos temas correlatos à Agroecologia: inovação social, educação do campo e popular, políticas públicas, movimentos sociais, agricultura orgânica, manejo agroecológico, etnobotânica, agrobiodiversidade, manejo de agroecossistema e solos, agricultura moçambicana, homeopatia, promoção da saúde, plantas medicinais, microbiologia e microrganismos, produção e consumo de alimentos, transgênicos, agrotóxicos, extensão universitária, Programa Nacional de Alimentação Escolar, práticas culinárias e Segurança Alimentar e Nutricional.

Para baixar o documento completo, clique aqui:

Organizadores: Davi Lopes do Carmo, Sílvia Oliveira Lopes, Elizangela da Silva Miguel, Paulo Prates Júnior, Felipe Carvalho Santana, Adalgisa de Jesus Pereira, Vicente Wagner Dias Casali, Raphael Bragança Alves Fernandes, Ricardo Henrique Silva Santos, Elpídio Inácio Fernandes Filho, Irene Maria Cardoso, Silvia Eloiza Priore

Fonte: Café com Agroecologia

Temas: Agroecología, Soberanía alimentaria

Comentarios