Revista Agriculturas: Plantas Alimentícias Não-Convencionais

Por AS-PTA
Idioma Portugués
País Brasil

Esta edição da Revista Agriculturas aborda as estratégias agroecológicas voltadas a revalorizar as Pancs como caminho para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Essas estratégias se contrapõem frontalmente à mercantilização dos alimentos e às soluções biotecnocráticas associadas à lógica de privatização da biodiversidade.

Segundo o enfoque agroecológico, os sistemas agroalimentares devem se desenvolver assegurando a continuidade e o fortalecimento dos vínculos orgânicos entre a diversidade biológica e diversidade cultural que por milênios conformam verdadeiros patrimônios bioculturais dos povos. Além da manutenção de altos níveis de biodiversidade nos agroecossistemas, a perspectiva agroecológica se completa com a construção de canais curtos de distribuição dos alimentos, condição que assegura que produtores e consumidores reassumam seu poder de decisão e controle sobre a alimentação.

NESTA EDIÇÃO:

- Plantas Nativas Não- Convencionais

- Frutas nativas no Rio Grande do Sul: cultivando e valorizando a diversidade

- Plantas Alimentícias Não Convencionais na Bahia: uma rede em consolidação

- A trajetória da chaya na Serra da Misericórdia

- Fortalecendo o vínculo entre escolhas alimentares e a biodiversidade

- Os quelites: usos, manejo e efeitos ecológicos na agricultura camponesa a importância da diversidade para a agricultura na Etiópia

Para acceder a la Revista (PDF) haga clic en el enlace a continuación y descargue el archivo:

Temas: Agroecología

Notas relacionadas:

Mujeres campesinas, ribereñas y defensoras del bosque en lucha por una reforma agraria integral y popular

Mujeres campesinas, ribereñas y defensoras del bosque en lucha por una reforma agraria integral y popular

Série de videoaulas “Saberes da Agrofloresta” ensina como produzir Microrganismos Eficientes (EM) em casa

Série de videoaulas “Saberes da Agrofloresta” ensina como produzir Microrganismos Eficientes (EM) em casa

Todas las fotos por Juan Alaimes

La Soberana: una yerba campesina, agroecológica y a precio justo

O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, e avança em projetos para ampliação da escala em outras cadeias produtivas. Foto: Priscila Ramos

Massificação da agroecologia é a resposta do MST ao agronegócio e ao imperialismo no campo

Comentarios