Brasil: EcoFeira Unisinos tem espaço para o debate e encaminhamento de ações transformadoras

Idioma Portugués
País Brasil

A EcoFeira Unisinos retomou suas atividades culturais na última quarta-feira (08/08), com o Círculo Cultural. O evento, que ocorre em parceria com o PPG de Educação da Unisinos, reúne e convida seus participantes a socializar manifestações culturais e artísticas.

As atividades de formação e informação da feira se propõem a abrir novos meios de pesquisa e ações transformadoras.

Nesse sentido, a feira busca dar protagonismo àqueles que têm interesse em utilizar o espaço da universidade de formas diferentes para socializar o conhecimento e recriar a vida a partir do alimento, da arte, da música, da conversa, entre outras ações. Além do Círculo Cultural, também são realizadas oficinas de plantas medicinais, segurança alimentar, compostagem, rodas de conversa sobre produtos orgânicos e agrotóxicos e exposição de filmes com a temática ambiental.

Em meio à possibilidade de o Brasil voltar ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO/ONU, é importante qualificar os espaços de debate e pesquisa. Ao longo de sua história, a feira foi projetada como um espaço para mostra e comercialização de produtos agroecológicos da região do Vale do Sinos.

Pensando nisto, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU elaborou o Guia de Leitura sobre Alimento e Nutrição, no qual elencou diversas publicações do Instituto que foram desenvolvidas durante o XV Simpósio Internacional IHU "Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio" (veja aqui). Além das edições especiais da Revista IHU sobre a temática, também traz alguns dos seminários gravados no canal do Youtube do IHU.

A Ecofeira Unisinos também se encontra no Mapa de Feiras Orgânicas, que é uma ferramenta de busca, idealizada pelo Idec, com o objetivo de estimular a alimentação saudável em todo o Brasil e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores (veja aqui).

Conforme o site do Mapa de Feiras, um relatório do Ministério da Saúde, de 2007 a 2014, apontou que foram notificados cerca de 68 mil casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil, o que equivale a 1 intoxicação por hora. Ainda no mesmo período, as vendas de agrotóxicos aumentaram 90% no país, enquanto a área plantada foi ampliada em apenas 19%.

Fuente: Instituto Humanitas Unisinos - ADITAL

Temas: Comercio justo / Economía solidaria, Saberes tradicionales

Comentarios