Brasil: FASE Bahia está lançando revista e vídeos

Por FASE
Idioma Portugués
País Brasil

A FASE Bahia está divulgando materiais que registram trabalhos desenvolvidos entre fevereiro de 2015 e julho de 2018, com apoio da União Europeia. Trata-se do Projeto Fortalecimento da capacidade de geração de renda e da integração socioeconômica de agricultores familiares.

A Revista de Sistematização 2018 que você pode acessar aqui traz textos e imagens do que foram estes 42 meses de atividades.

Em seu conjunto, a intervenção da FASE Bahia ao longo desses anos, é uma continuidade na trajetória institucional de apoio à Agricultura Familiar.

A busca por oportunidades e conhecimentos que favoreçam a ampliação e diversificação da produção de alimentos realmente saudáveis, em 8 municípios situados na Mata Atlântica da Bahia, contribui para o fortalecimento da capacidade de geração de renda dessas famílias, e se soma às demais iniciativas comprometidas com a defesa da Agricultura Familiar enquantoalternativa de desenvolvimento, sujeito de direitos, e ator político.

Os 4 vídeos que a FASE Bahia está lançando agora, retratam vários aspectos desta experiência.

No Vídeo 1 se registram momentos da intervenção relacionados aos Grupos de Mulheres e Jovens. Tem depoimentos de protagonistas envolvidos em ações consagradas à construção de relações de gênero e de geração mais equitativas. Podem-se ver alguns dos passos concretos feitos na construção de maior autonomia econômica de mulheres e de jovens agricultores familiares.

No Vídeo 2 se faz uma síntese de passos dados pela FASE Bahia no apoio à diversificação da produção das famílias agricultoras alcançadas pela intervenção. Contém depoimentos sobre como essas famílias vêm se organizando em associações e na cooperativa, para promover a construção social de mercados que valorizem e fortaleçam a Agricultura Familiar.

No Vídeo 3 se abordam aspectos da busca por alternativas de geração de renda através do acesso a políticas públicas e programas governamentais como o PNAE e o PAA, enfatizando ainda as preocupações da FASE e das famílias com a Segurança Alimentar e Nutricional das pessoas.

No Vídeo 4 aparecem momentos registrando esforços feitos pela FASE e famílias agricultoras participantes, no sentido da promoção da agroecologia.

Conheça também outras publicações e vídeos da FASE Bahia:

Em 2012, a FASE Bahia lançou a Revista de Sistematização da experiência de construção de alternativas de geração de renda, com jovens agricultores familiares, desenvolvida nos anos de 2011 e 2012. A versão digital da Revista 2012 está aqui.

Trata-se de uma intervenção educativa que combinava assessoria técnica; formação; promoção da inclusão social; implantação de Núcleos Produtivos com jovens agricultores; e multiplicação de conhecimentos com outras famílias agricultoras da comunidade.

A intervenção educativa da FASE Bahia continuou com o apoio renovado da Petrobras, e acabamos de lançar em julho de 2015, uma nova Revista de Sistematização sobre “Jovens gerando renda na Agricultura Familiar”. A Revista de Sistematização 2015 pode ser acessada aqui.

Nesta publicação procura-se expor os princípios e metodologias aplicados pela FASE Bahia na sua intervenção educativa, além de registrar passos dados ao longo do processo, informações básicas sobre o contexto do Vale do Jiquiriçá, e do Baixo Sul.

Encontram-se na revista depoimentos de dirigentes de entidades parceiras e depoimentos de alguns dos jovens que participaram da experiência.

Boa leitura!

- Maiores informações sobre os trabalhos da FASE estão em http://fase.org.br/ e sobre a FASE Bahia em http://fase.org.br/pt/onde-atuamos/bahia/

- Existe uma revista dedicada ao Projeto Jovens Gerando Renda na Agricultura Familiar, que pode ser acessada em https://fase.org.br/pt/informe-se/noticias/caderno-pedagogico-do-projeto-amas/

- Também em 2015, a FASE Bahia lança o vídeo “Jovens gerando renda na Agricultura Familiar” que você pode acessar através deste atalho: https://www.youtube.com/watch?v=o09X83FZ98c

- Outros vídeos da FASE, tratando da intervenção educativa com famílias agricultoras da Bahia, você pode encontrar em https://www.youtube.com/channel/UCwKTKNIOsgIyI-ZsWEfuX2Q

Fonte: FASE Bahía

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales, Comunicación y Educación

Comentarios