Brasil: Famílias camponesas se preparam para Festival das Sementes da Fartura no Piauí

Por MPA
Idioma Portugués
País Brasil

"O Festival das Sementes da Fartura que acontece entre os dias 28 e 29 de julho é organizado pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), sua primeira edição aconteceu em 2011 no município de Pedro II".

Cajú, feijão, limão, milho e pimenta, essas são algumas das sementes que a família camponesa de José Antônio e Sônia Costa organizam com muito zelo em sua casa na Comunidade da Serra dos Morros em Francisco Santos- PI, o motivo de toda organização é revelado pela camponesa quando nos conta que estão se preparando para o II Festival das Sementes da Fartura que começa amanhã (28), na cidade de Picos, onde são esperados mais de quinhentos camponeses e camponesas de todo o estado que participarão de debates, espaços culturais e de trocas de sementes.

“A feira reúne camponeses de todo o estado para formação e troca de sementes e de experiências, os camponeses e camponesas do MPA foram convidados para participarem com suas sementes também, existem variedades de sementes que estão sendo conservadas por mais de 150 anos na mesma família, estamos nos empenhando para levar o máximo de sementes para a feira”, relatou a Camponesa Sônia.

O Festival das Sementes da Fartura que acontece entre os dias 28 e 29 de julho é organizado pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), sua primeira edição aconteceu em 2011 no município de Pedro II.

O FPCSA é uma articulação de organizações da sociedade civil que atua a favor do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido. Criado em 1990 com o nome Fórum da Seca, nasceu com o objetivo de discutir políticas de enfrentamento dessa problemática.

Em 1997, a rede foi rearticulada a partir de um novo olhar, quando recebeu a denominação de Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido. A partir daí, foi configurada a missão de materializar os sonhos de centenas de pessoas que acreditam no seu potencial e querem melhorar as condições de vida na região.

Fonte y foto: MPA

Temas: Agricultura campesina y prácticas tradicionales, Semillas

Comentarios