Brasil

Conflitos no campo Brasil 2024

Os últimos anos têm apresentado recordes no número de registros de Conflitos no Campo no Brasil desde o início da publicação, em 1985. Apesar da pequena queda em 2024, em relação a 2023, o ano passado ainda apresenta o 2º maior número de conflitos na história do registro da CPT.

Conflitos no campo Brasil 2024

- Foto Maria de Quadros

O frio de nove graus na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, São Paulo, não desanimou os movimentos e organizações que realizam o 4º Seminário LGBTI+ da Via Campesina Brasil desde a última quinta-feira (17 de julho de 2025).

Seminário Diversidades: organizações rurais descrevem os principais desafios na defesa do “corpo-território” na América Latina

Apenas 3.353 famílias Sem Terra foram assentadas no terceiro mandato de Lula, em novas áreas de Reforma Agrária. Foto: Comunicação MST-PA

Com o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular!”, movimento realiza ações de luta, pressão ao governo e diálogo com a sociedade em todo país para destravar pauta.

Com mobilizações em Semana Camponesa, MST pressiona por avanços na Reforma Agrária

Desafios do campesinato brasileiro: a UNDROP como instrumento de luta

A Via Campesina Brasil apresenta uma contribuição escrita (disponível em português e inglês ) ao Grupo de Trabalho da ONU sobre a UNDROP, delineando os principais desafios do campesinato brasileiro. Preparado coletivamente após a realização de uma capacitação sobre a UNDROP para organizações brasileiras de VLC, o texto também apresenta uma visão coletiva sobre o estado atual da participação de dois campesinos e camponesas no Brasil.

Desafios do campesinato brasileiro: a UNDROP como instrumento de luta

Por tierra y territorio. De retomadas y recuperaciones

En la lucha por la tierra estamos viviendo, hace ya un buen tiempo, un momento “bisagra”. Desde la Ley de Tierras, de 1850, el gran desafío es la retomada de las áreas. Hoy se superpone otro desafío: el de defender las recuperaciones de los territorios para la abundancia.

Por tierra y territorio. De retomadas y recuperaciones

Itahu Ka’apor em local retomado pelos indígenas, onde antes era um pátio de madeireiros (Foto: Lunaé Parracho/Repórter Brasil/2018)

Decisão judicial reconhece a falta de regras específicas para o mercado de carbono em terras indígenas e aponta falhas no processo de consulta ao povo Ka’apor, atualmente dividido em duas organizações.

Conflito entre os Ka’apor leva Justiça a suspender projeto de carbono no Maranhão

Foto: Camilla Shaw/Arquivo MST

Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA divulga Nota pública cobrando do Presidente Lula a efetivação das políticas de Reforma Agrária no país, antes do final do 3º mandato.

A urgência da Reforma Agrária no Brasil

Desmatamento, queimadas, avanço da fronteira agrícola e secas mais frequentes causadas pelas mudanças climáticas colocam polinizadores em risco - Patrick T. Fallon / AFP

Dados do IBGE reforçam que a ação desses insetos é essencial para a produção de alimentos, a economia e a biodiversidade.

Agricultura brasileira poderia perder 16% do valor da produção sem abelhas e outros polinizadores, sob risco de extinção