Brasil

Mulheres indígenas debatem mudanças climáticas para garantir proteção territorial

Mais de quarenta representantes de oito povos indígenas discutiram como suas vidas já são drasticamente impactadas pelo superaquecimento do clima.

Mulheres indígenas debatem mudanças climáticas para garantir proteção territorial

- Foto por Reprodução/MST.

“Agroecologia depende de uma base territorial. Não se consegue fazer agroecologia em vaso de apartamento. Então, pensar em agroecologia e pensar em conservação ambiental é pensar em questão agrária, em como é que a gente consegue fazer um processo de distribuição de terra massiva no nosso país. Porque nós não estamos pensando em alimentar a classe média, que pode comprar alimentos orgânicos. Quem tem direito à alimentação saudável é o povo brasileiro como um todo”.

“Não se faz agroecologia em vaso de apartamento”, diz Kelli Mafort, do MST

- Foto de La Prensa

Principal monitor de políticas de clima do mundo vê paralisação do progresso em redução global de emissões e diz que próximos 12 meses serão determinantes para o Acordo de Paris.

Bolsonaro desvia Brasil de ação climática, diz análise internacional

Não à regularização de terras griladas no estado do Pará

Aprovado no dia 11 de junho, com votação em dois turnos na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), o projeto de Lei n. 129/2019 --  que trata do processo de regularização fundiária no Estado do Pará -- vem sendo criticado por organizações e movimentos sociais. Entre os motivos apontados estão os fatos de o projeto de Lei não ter sido submetido à consulta pública e de possibilitar a regularização de terras griladas.

Não à regularização de terras griladas no estado do Pará

Agrotóxicos provocam lesão no DNA de trabalhadores rurais goianos

Danos são 4,5 vezes maiores que em pessoas que não têm contato direto com essas substâncias.

Agrotóxicos provocam lesão no DNA de trabalhadores rurais goianos

- Dirigente indígena Enock Barroso Tenente / Paolo Moiola.

El Consejo Indígena de Roraima (CIR) reúne a nueve pueblos indígenas: Ingariko, Macuxi, Patamona, Taurepang, Sapará, Wai Wai, Wapichana, Yanomami y Yekuana, que habitan en el estado de Roraima, en el extremo norte del país. El CIR, operativo desde la década de 1970, es considerado nacional e internacionalmente como una de las organizaciones indígenas brasileñas más activas en defensa de sus derechos, territorio y autonomía. 

“Nuestro territorio es para nosotros el bien más preciado”

Novos estudos associam alimentos ultraprocessados a morte e doenças cardiovasculares

Artigos publicados em simultâneo reforçam conjunto de evidências científicas que conectam consumo de salgadinhos, biscoitos e refrigerantes a problemas graves de saúde.

Novos estudos associam alimentos ultraprocessados a morte e doenças cardiovasculares

- Foto por Greenpeace.

Pelo menos 50 milhões de hectares de floresta – o equivalente a uma área quase do tamanho de Minas Gerais – terão sido destruídos no mundo para a produção de commodities entre 2010 e 2020, período no qual empresas se comprometeram a acabar com o desmatamento em suas cadeias produtivas. A estimativa faz parte do relatório Contagem Regressiva para a Extinção, do Greenpeace internacional.

Pelo menos 50 milhões de hectares de floresta terão sido destruídos no mundo para a produção de commodities entre 2010 e 2020